Lula ainda não foi a três estados neste mandato, todos da Região Norte
Apesar de dizer que iria a todas as UFs em 2024, presidente não visitou oito estados no ano passado, mesmo número de 2023
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi a três estados brasileiros neste mandato — todos da Região Norte. O petista ainda não visitou Acre, Rondônia e Tocantins entre 2023 e 2024, embora tenha ido a essas unidades federativas nos mandatos anteriores. Em mais de uma ocasião, desde 2023, Lula declarou que viajaria a todos os estados do país no ano passado, depois de focar as agendas internacionais nos primeiros 12 meses deste mandato. No entanto, além dos locais do Norte, o petista não foi em 2024 a outras cinco unidades federativas visitadas por ele no ano anterior — Amapá, Espírito Santo, Paraná, Roraima e Sergipe.
Leia mais
Em 2023, Lula também não foi a oito estados, mas visitou 24 países e passou 75 dias fora do Brasil. Neste ano, o presidente diminuiu o ritmo das agendas internacionais e foi a 13 nações, num total de 31 dias longe do país. Os levantamentos foram feitos pelo R7, com base na agenda pública do presidente, divulgada pelo Palácio do Planalto.
Apesar de o número de estados não contemplados pelo petista ter sido o mesmo de 2023, Lula quase dobrou a quantidade de cidades brasileiras visitadas. Em 2024, ano eleitoral, ele foi a 61 municípios — contra 35 em 2023. São Paulo foi a cidade em que o presidente mais esteve neste ano — foram 12 idas à capital paulista. Em seguida, está o Rio de Janeiro, para onde Lula foi 10 vezes. Na sequência, aparecem Fortaleza (4), Recife (3), Porto Alegre (3), Salvador (3) e Belo Horizonte (3).
O Rio Grande do Sul, onde o petista esteve apenas duas vezes em 2023, foi mais prestigiado pelo presidente neste ano, devido às fortes chuvas e enchentes que assolaram o estado entre abril e maio. Lula fez cinco viagens ao estado e visitou sete municípios gaúchos.
A última viagem nacional do petista neste ano foi a Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, para inauguração da fábrica de celulose da Suzano, em 5 de dezembro. Da capital sul-mato-grossense, Lula embarcou para Montevidéu, no Uruguai, onde participou da 65ª Cúpula dos Chefes de Estados do Mercosul e Estados Associados.
Procurada pelo R7, a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) reforçou o desejo do petista de fazer um giro completo pelo país. “As visitas ainda não ocorreram devido à dinâmica da agenda presidencial. Reafirmamos que é objetivo do presidente Lula visitar todos os estados brasileiros para acompanhar as entregas, fruto de um extenso trabalho de reconstrução de políticas públicas implementadas deste o início desta gestão”, escreveu, em nota.