Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula brinca que vai levar Janja quando for conversar com Trump

Declaração foi dada em Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, nesta segunda

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula brinca que levará a primeira-dama Janja em sua conversa com Trump.
  • A declaração foi feita na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília.
  • Lula recorda as perdas de suas ex-esposas e fala sobre a felicidade que Janja traz para sua vida.
  • Trump elogia a química entre eles e menciona as tensões diplomáticas recentes entre Brasil e EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula e Janja
Lula disse que vai levar Janja quando for falar com Trump Ricardo Stuckert / PR - 29.9.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou nesta segunda-feira (29) que quando for conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai levar a primeira-dama, Janja da Silva, com ele.

A declaração foi dada durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília.


Na ocasião, Lula comentava sobre a perda das ex-mulheres dele, Maria de Lourdes e Marisa Letícia.

“Não posso esquecer da minha companheira Janja. Quando eu perdi a Marisa eu achei que meu mundo tinha acabado. E aliás, quando eu perdi a Lourdes — eu fui casado com a Lourdes dois anos, ela morreu no parto, e eu fiquei praticamente três anos indo no cemitério todo dia. Eu pensei que o mundo tinha acabado. Depois encontrei a Marisa. Com ela, eu vivi 45 anos. E quando ela morreu, eu pensei que o mundo tinha acabado”, comentou.


Leia mais

Lula, no entanto, disse que Deus é tão poderoso que o deu a “Janjinha para fazer com que eu viva com a felicidade que eu estou vivendo hoje”.

“Tem uma música que diz que o homem só se apaixona uma vez. É mentira, o homem tem capacidade de se apaixonar muitas vezes”, defendeu Lula.


Em seguida, ele agradeceu à primeira-dama e brincou por ela “ter reconhecido essa pérola de homem que você encontrou”.

“Eu brinco muito com a Janjinha dizendo para ela que a Unesco já deu dez prêmios para ela de mulher mais bem casada do planeta. E quando eu for conversar com o Trump, eu vou levar ela”, disse o presidente.


Ainda não há uma data para que Lula e Trump conversem, mas há expectativa é de que isso ocorra nesta semana.

Trump disse que teve química com Lula

Na semana passada, Trump afirmou que Lula e ele tiveram uma “química excelente” ao se cumprimentarem na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Segundo Trump, ele entrava para discursar, enquanto Lula saía, quando os dois se viram. “Nos abraçamos”, detalhou.

“Ele me parece um homem muito agradável. Ele gostou de mim, eu gostei dele. E eu só faço negócios com pessoas que eu gosto. Tivemos, ao menos por 39 segundos, uma excelente química. É um bom sinal. Sem a gente [EUA], eles [Brasil] vão falhar assim como outras nações”, comentou Trump.

A fala foi feita após o presidente americano discursar sobre as tarifas comerciais aplicadas pelos EUA aos demais países. Segundo ele, a medida é um mecanismo para garantir a “soberania e segurança” do país, justificando, ainda, que durante “muitos anos”, diversas nações foram injustas com os EUA.

Na sequência, o líder americano comentou que as tarifas aplicadas ao Brasil são uma resposta “aos seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e liberdades de nossos cidadãos americanos e de outros, com censura, repressão, armamento, corrupção judicial e ataques a críticos políticos nos Estados Unidos”.

Desde agosto, os produtos brasileiros enfrentam uma taxa de 50%, o que fez com que as exportações ao país americano caíssem 18,5% no primeiro mês do tarifaço.

A tensão diplomática entre os dois países teve uma piora após Trump justificar a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro como um dos motivos para a aplicação de sanções no Brasil.

Recentemente, Bolsonaro e outros sete aliados foram condenados por tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente recebeu uma pena de 27 anos e três meses de prisão.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.