Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula chama acordo Mercosul–União Europeia de ‘dia histórico’ após 25 anos de negociações

Presidente diz que tratado sinaliza defesa do comércio internacional em um cenário global

Brasília|Joice Gonçalves, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
Presidente considera medida uma forma de atrair mais investimentos produtivos europeus Ricardo Stuckert / PR - 18.12.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como um “dia histórico para o multilateralismo” a aprovação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, anunciada nesta sexta-feira (09). A manifestação foi feita nas redes sociais e marca o avanço de um dos tratados comerciais mais amplos já negociados entre blocos econômicos.

Segundo Lula, o acordo encerra um ciclo de 25 anos de negociações e representa uma sinalização clara em defesa do comércio internacional em um momento de aumento do protecionismo e de medidas unilaterais no cenário global. “Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul–União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo”, escreveu o presidente.


A decisão foi chancelada pelo lado europeu e ainda enfrenta resistências internas em alguns países do bloco, o que indica que o processo não está totalmente concluído. Mesmo assim, a aprovação abre caminho para uma sequência de ritos legais e políticos necessários para que o acordo entre em vigor.

De acordo com Lula, o tratado une dois blocos que, juntos, somam cerca de 718 milhões de pessoas e um PIB (Produto Interno Bruto) estimado em US$ 22,4 trilhões. Para o governo brasileiro, o avanço do acordo amplia alternativas para as exportações nacionais, ao mesmo tempo em que cria um ambiente mais favorável para investimentos produtivos vindos da Europa.


O texto do acordo prevê a simplificação de regras comerciais, redução de barreiras e maior previsibilidade nas relações econômicas entre os dois blocos. Na avaliação do presidente, trata-se de um movimento estratégico em favor do crescimento econômico compartilhado.

“É uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre países e blocos”, afirmou Lula. Para ele, o entendimento reforça a importância do multilateralismo como resposta a um ambiente internacional cada vez mais fragmentado.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.