Lula cumprimenta novo presidente do Chile por eleição
José Kast é fundador do partido Republicano
Brasília|Do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou, neste domingo (14), José Kast, eleito novo presidente do Chile hoje. Fundador do partido Republicano, Kast prometeu um “governo de emergência” para combater o crime organizado.
“Cumprimento o José Kast por sua eleição à Presidência do Chile e o povo chileno pela sua participação em um processo eleitoral democrático, transparente e ordenado. Faço votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato”, escreveu o presidente nas redes sociais.
LEIA MAIS
Conforme Lula, o Brasil seguirá trabalhando com o novo governo chileno “em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”.
No início desta noite, Kast derrotou a candidata de esquerda, Jeanette Jara, que já reconheceu a vitória dele. Cerca de 15,7 milhões de eleitores estavam aptos a votar neste segundo turno, em que o voto é obrigatório e haverá penalidades para quem não votar.
O pleito resultou na maior guinada à direita do país sul-americano desde o fim da ditadura militar em 1990.
Embora Jara tenha vencido o primeiro turno em novembro com 26,85% dos votos, Kast superou uma série de candidatos de direita para ficar em segundo lugar com 23,92%. A maioria dos eleitores que apoiaram esses candidatos deve votar em Kast, o que lhe daria mais de 50% dos votos e a presidência.
Durante a campanha, os candidatos trocaram farpas e se concentram em um tema fundamental para as eleições: o crime.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














