Lula defende transição energética e cobra ação contra violência de gênero
Presidente participou da ampliação da refinaria Abreu e Lima
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta terça-feira (2), em Pernambuco, o papel estratégico da Petrobras na transição energética do país e afirmou que os investimentos da estatal precisam ser revertidos em “emprego, salário e dignidade” para a população.
O discurso ocorreu durante a cerimônia de ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca. Lula mencionou críticas recebidas no passado sobre a construção da unidade.
“Fui acusado de fazer uma obra desnecessária. Isso aqui era um processo de recuperação, mas a imprensa falava disso como problema”, disse.
leia mais
Ao defender a relevância da Petrobras, Lula afirmou que a estatal é “a maior empresa do Brasil” e deve atuar como alavanca de desenvolvimento.
“O dinheiro tem que ser transformado em benefício, investimento, emprego, salário e dignidade do povo brasileiro. Tenho muito orgulho de ser o presidente que mais vestiu a camisa da Petrobras”, declarou.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), participou do evento e agradeceu a retomada das obras da refinaria.
“Hoje é dia do meu aniversário, e eu vim celebrar com o senhor. Voltamos a ser líder no Nordeste na geração de empregos com carteira assinada. Obrigada, presidente, por não desistir da refinaria”, afirmou.
Transição energética e COP30
O presidente também citou a realização da COP30 em Belém, classificando o evento como “um sucesso extraordinário”. Segundo ele, o Brasil investiu R$ 7 bilhões na preparação da conferência e assumiu uma postura ousada ao sediá-la na região Norte.
Lula voltou a defender que o país lidere o debate global sobre combustíveis fósseis. “Tem gente que quer que a gente cuide da foz do Amapá, tem gente que não quer. Mas precisamos mapear um roteiro para deixarmos de usar combustível fóssil. O Brasil tem mais moral para isso”, afirmou.
Ele comparou metas internacionais de energia renovável às condições brasileiras. “Os países ricos querem chegar a 40% de energia renovável em 2050. Eu olho para vocês e rio… Em 2025, o Brasil já tem 53%. Por isso o Brasil não tem que se curvar”, disse.
Segundo o presidente, a Petrobras deve direcionar parte dos investimentos justamente para acelerar essa transição. “A gente pode virar a Arábia do combustível renovável”, afirmou.
Enfrentamento à violência contra a mulher
Na parte final do discurso, Lula fez um apelo aos homens para que assumam responsabilidade no combate à violência de gênero. Ele afirmou que recebeu da primeira-dama, Janja da Silva, o pedido para assumir “uma luta mais dura” contra agressores.
“O Código Penal tem pena para fazer justiça contra um animal irracional como esse? Se o cara tiver dinheiro, fica dois anos preso e volta para violentar outra mulher”, criticou.
“Depende de nós, homens. Cada um de nós precisa ser professor do outro”, completou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















