Lula deixa hospital após passar por cirurgia de catarata
Em 2020, presidente precisou se submeter ao mesmo procedimento, mas no olho direito
Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, nesta sexta-feira (30). O chefe do Executivo federal chegou ao hospital particular onde fez o procedimento, em Brasília, por volta das 7h20. Quase três horas depois, deixou a unidade de saúde.
Lula passou pelo mesmo procedimento em 2020, quando operou o olho direito. Na quinta-feira (29), o petista esteve no hospital para fazer exames pré-operatórios e, depois, seguiu para agendas na Residência Oficial da Granja do Torto.
O que é catarata?
A catarata é uma doença que torna opaco o cristalino do olho, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Quando essa membrana é afetada pelo embranquecimento — normalmente relacionado ao envelhecer —, a capacidade de enxergar pode ficar comprometida.
Essa condição é a causa mais comum de cegueira e deficiência visual. Além da idade, fatores como lesão ocular, inflamações, glaucoma ou diabetes podem causar o desenvolvimento da catarata. Fora isso, a doença também pode ter ligação com o uso de esteroides, a exposição à radiação e o tabagismo.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













