Lula deve indicar Messias ao STF na volta da Ásia; Alckmin vê ‘boa aceitação’ do Senado
Presidente retorna de viagem na próxima semana; titular da AGU é o escolhido do petista, apesar de pressão por Rodrigo Pacheco
Brasília|Ana Isabel Mansur e Tainá Farfan, do R7 e da RECORD, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve indicar o novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) na próxima semana, quando retornar de viagem à Ásia, como apurou o R7.
Fontes próximas ao petista informaram à reportagem que o presidente decidiu apresentar o nome do atual advogado-geral da União, Jorge Messias. A escolha ocorreu apesar da pressão pela indicação do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A vaga no STF foi aberta em função da aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.
leia mais
A escolha de Pacheco é capitaneada pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Lula recebeu o senador na noite dessa segunda (20) e o informou da decisão de indicar Messias, como relataram ao R7 nomes próximos ao petista.
Lula embarcou para viagem à Ásia na manhã desta terça-feira (21) e deve retornar ao Brasil na terça-feira (28) da próxima semana. O presidente tem compromissos na Indonésia e na Malásia.
Alckmin acredita em aprovação sem resistência no Senado
Ao JR Entrevista, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, confirmou nesta terça que a indicação será feita apenas quando Lula voltar da viagem.
Alckmin não quis cravar quem vai ser nomeado Lula. Na avaliação do vice, no entanto, a pessoa indicada pelo presidente não deve enfrentar resistências no Senado.
“Como essa é uma atribuição do presidente da República, e Lula é um homem do diálogo, ele vai dialogar com o Senado Federal. Quem ele indicar — não sei se é homem, se é mulher, quem vai ser — acho que terá uma boa aceitação no Senado. Porque será alguém com preparo e experiência para atuar na Suprema Corte do país”, destacou Alckmin à apresentadora Tainá Farfan.
A íntegra do JR Entrevista vai ao ar às 23h desta terça na RECORD News. Antes disso, a partir das 19h55, o Jornal da Record exibe trechos da entrevista com Alckmin. O programa também estará disponível no RECORD Plus, no R7 e nas redes sociais.
Cabe aos senadores aprovar os indicados do presidente da República ao Supremo, tanto na sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), quanto no plenário da Casa.
Na visão de aliados, a oposição ao petista pode dificultar o aval do Senado a Messias. Além de ser visto como próximo a Lula, o atual advogado-geral da União foi assessor da ex-presidente Dilma Rousseff — ele atuou como subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil durante a gestão de Dilma.
Lula optou por Messias apesar da ponderação de interlocutores próximos. O cálculo do presidente envolve as eleições do próximo ano — Messias é evangélico, e a indicação ao Supremo pode aproximar o petista do grupo, majoritariamente contrário ao presidente.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
