Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula discute escalada de conflito no Oriente Médio com rei da Jordânia

Líderes demonstraram preocupação com a região, principalmente após os ataques de Israel contra o Líbano

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Encontro ocorreu às margens da assembleia da ONU Ricardo Stuckert/Presidência da República - 24.9.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu nesta terça-feira (24) o agravamento da situação no Oriente Médio com o rei da Jordânia, Abdullah 2º, em reunião bilateral em Nova York, nos Estados Unidos. O encontro ocorreu às margens da 79ª Assembleia Geral da ONU (Nações Unidas), cerimônia que contou com discurso de Lula na abertura, na manhã desta terça (24). A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas se intensificou nos últimos dias, com expansão do conflito para outros países. Israel faz fronteira com a Jordânia a leste.

LEIA MAIS

O cenário do Oriente Médio foi o principal assunto da conversa. Os líderes demonstraram preocupação com a escalada da guerra na região, principalmente após os ataques de Israel contra o Líbano, na última sexta-feira (20). As operações israelenses mataram centenas de pessoas em território libanês, inclusive supostos líderes do Hamas. Israel deve intensificar as ações nos próximos dias. Lula e Abdullah discutiram possíveis caminhos para um cessar-fogo na região e para a libertação de reféns.

A reunião também tratou de cooperação bilateral em temas como defesa, segurança e inteligência e das relações comerciais entre Brasil e Jordânia. Em 2022, segundo o governo brasileiro, o fluxo ficou abaixo da capacidade das duas nações e registrou US$ 581 milhões, com US$ 219 milhões de superávit para o lado do Brasil. A Jordânia importa, principalmente, carne de frango, milho, carne bovina e café; as principais vendas do país para o Brasil incluem fertilizantes.

Além das trocas comerciais, o intercâmbio de turistas brasileiros para a Jordânia tem crescido nos últimos anos, principalmente por conta das viagens religiosas. Ainda nesta terça (24), Lula deve participar de um encontro em defesa da democracia, organizado em parceria com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e se reunir com o presidente francês, Emmanuel Macron.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.