Lula discute situação e interesses da Venezuela com Putin
Por ligação, presidentes trataram formas de garantir soberania de país e de diminuir tensões na América Latina
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu nesta quarta-feira (14) a situação da Venezuela com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Por ligação, os mandatários fizeram acordo para centrar esforços para garantir os interesses do país, além de diminuir a tensão na América Latina.
Na conversa, os políticos combinaram de implementar esforços no âmbito internacional. Entre as opções estão a busca pelo apoio da ONU (Organização das Nações Unidas) e junto ao bloco das economias emergentes do qual os dois países fazem parte, o BRICS.
Leia mais
Em outra frente, os representantes dos países preveem discutir o desenvolvimento da cooperação entre Brasil e Rússia junto à Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível, em fevereiro.
Segundo nota da Rússia, a ligação foi feita por iniciativa brasileira.
Comissão
A conversa telefônica entre os dois chefes de Estado se estendeu por aproximadamente 45 minutos e teve como foco os preparativos para a 8ª CAN (Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil–Rússia), marcada para 5 de fevereiro.
O encontro será copresidido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, e ocorrerá em formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais em Brasília.
Durante o diálogo, os presidentes destacaram que a reunião bilateral deve impulsionar a cooperação em áreas consideradas estratégicas, como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura. Atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Vladimir Putin comprometeu-se a enviar uma delegação de alto nível para participar presencialmente do evento na capital federal.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














