Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula diz estar andando 'totalmente à vontade' após cirurgia e planeja viagens a estados do país

Presidente voltou a trabalhar na segunda-feira no Palácio do Planalto, após cerca de três semanas despachando do Alvorada

Brasília|Agência Estado com R7

  • Google News
Lula durante a 'Conversa com o Presidente'
Lula durante a 'Conversa com o Presidente'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que está conseguindo andar "totalmente à vontade" após ter realizado cirurgia no quadril no dia 29.

Diante da recuperação, Lula disse que planeja viajar para alguns estados antes de ir à COP28, no fim de novembro, nos Emirados Árabes.


"A cirurgia está perfeitamente bem. Estou recuperando a normalidade, estou conseguindo andar totalmente à vontade", declarou, em transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, denominada Conversa com o Presidente, nesta terça-feira (24). Lula voltou a trabalhar nesta segunda-feira (23), no Palácio do Planalto, após cerca de três semanas despachando do Palácio da Alvorada. Segundo ele, ainda não é possível fazer alguns movimentos e é preciso tomar cuidado na recuperação para que não prejudique o sucesso que foi a cirurgia.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

"Do ponto de vista físico, estou bem. Sinto que a cirurgia foi um sucesso", declarou. O chefe do Executivo voltou a falar que só poderá retomar sua agenda internacional após uma avaliação da equipe médica, que será feita de seis a oito semanas após o procedimento no quadril, quando deverá estar recuperado.


A previsão é que a primeira viagem internacional aconteça na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, em 30 de novembro. Um dia antes de chegar à conferência, contudo, Lula disse que deve passar na Arábia Saudita para tratar de investimentos do país nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na volta de Dubai, o petista também pretende fazer uma parada na Alemanha.

Antes da viagem internacional, o chefe do Executivo afirma que planeja visitar alguns estados brasileiros. "Estou pronto para viajar, pronto para discutir os problemas do Brasil", afirmou.


Lula promete ajuda para combater crime organizado, mas descarta intervenção federal no RJ

Durante o mesmo programa na manhã desta terça, Lula declarou que vai reforçar o combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, em parceria com o governo estadual e a prefeitura. No entanto, Lula descartou a possibilidade de intervenção federal no estado depois dos ataques de milicianos a mais de 30 ônibus na zona oeste da cidade, nesta segunda-feira.

"Vamos ver como a gente pode entrar e participar ajudando. Não queremos pirotecnia, não queremos fazer intervenção no Rio de Janeiro, como já foi feito e que não resultou em nada. Não queremos tirar autoridade do governador nem do prefeito, queremos compartilhar com eles e trabalhar juntos uma saída", ressaltou o presidente.

Lula discutiu a situação no Rio de Janeiro com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ainda na segunda, e com o titular da Defesa, José Múcio, na manhã desta terça.

"Temos um problema crônico de enfrentamento ao crime organizado. Enquanto o povo brasileiro passar fome, enquanto tiver muito desemprego e muita gente abandonada, há possibilidade de crescimento do crime organizado. Tudo isso está ligado às condições de vida do nosso povo, e nós precisamos ter consciência disso. É preciso juntar prefeito, governador, presidente da República, todo mundo, no combate ao crime organizado e à marginalidade", completou Lula.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.