Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula diz estar ‘tão feliz’ com COP30 que vai ‘convencer’ Trump que ‘questão climática é séria’

Presidente voltou para Belém com o objetivo de destravar pautas importantes para a conferência e fez um discurso no início da noite

Brasília|Ana Isabel Mansur e Lis Cappi, do R7, enviadas especiais a Belém

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula declarou estar "tão feliz" com a COP30 em Belém e pretende convencer Trump sobre a seriedade das mudanças climáticas.
  • Os EUA não enviaram uma delegação oficial para a conferência, apesar de Trump ter criticado a questão climática na ONU.
  • O presidente anunciou a contribuição de 1 bilhão de euros da Alemanha para o Fundo das Florestas.
  • Lula elogiou a participação diversificada da sociedade na conferência, incluindo a presença de sua esposa, Janja, que abordou questões femininas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula, André Corrêa do Lago e Marina Silva falaram no início da noite sobre a COP30 Ueslei Marcelino/COP30 - 19.11.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (19), estar “tão feliz” com a COP30 em Belém (PA) que está disposto a convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a seriedade das mudanças climáticas.

Oficialmente, os EUA não enviaram delegação oficial para a convenção na capital paraense. Durante fala este ano na Assembleia Geral da ONU, em setembro, Trump afirmou que o discurso da mudança climática é “a maior farsa já perpetrada contra o mundo”.


“Eu estou tão feliz, que um dia haverei de convencer o presidente dos Estados Unidos de que a questão climática é séria e de que o desenvolvimento verde é necessário”, destacou Lula, em declaração à imprensa.

O petista falou ao lado do presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O presidente voltou a nesta quarta Belém para tentar desobstruir algumas pautas. Uma delas foi o anúncio de que a Alemanha vai contribuir com 1 bilhão de euros para o Fundo das Florestas.


“Estou tão feliz que saio daqui para ir para Brasília, certo de que os meus negociadores irão fazer o melhor resultado que uma COP já pode oferecer ao planeta Terra”, continuou.

Participação da sociedade

Um dos motivos para a felicidade de Lula com a COP30, segundo ele, foi a participação de vários setores da sociedade. Ele aproveitou para elogiar o trabalho da mulher, Janja, que esteve na conferência para falar das mulheres.


“Como teve gente falando dos empresários, como teve a juventude falando da juventude. Porque uma coisa que nós precisamos colocar na cabeça dos dirigentes do mundo inteiro: esses eventos não podem ser perpetuamente litúrgicos, em que só participa pouca gente”, definiu.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.