Lula diz que Brasil está ‘cansado de ser em desenvolvimento’ e celebra virada da indústria
Evento marcou discurso em que presidente defendeu estabilidade, retomada econômica e fortalecimento da indústria automotiva
Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (20), da cerimônia de abertura do Salão do Automóvel, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Ele estava acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin, da primeira-dama Janja e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Durante o discurso, Lula destacou que o desenvolvimento do país depende da confiança entre a sociedade e o Estado. “Precisamos de estabilidade política, econômica, fiscal, jurídica e social. Com tudo isso, as pessoas começam a acreditar e as coisas começam a acontecer”, afirmou.
O presidente defendeu ainda o fortalecimento da indústria automotiva nacional. “Temos que disputar mercado no nosso próprio quintal, na América Latina. Não faz sentido nossos vizinhos comprarem carros em outros países”, disse.
Lula avaliou que o evento marca um novo momento para o setor. “A história da indústria automobilística será dividida entre antes e depois deste Salão do Automóvel. Quem vier aqui vai ver que o Brasil é, de fato, um país competitivo e cheio de oportunidades. Estamos cansados de ser um país ‘em desenvolvimento’, queremos ser desenvolvidos”, concluiu.
Leia mais
Indústria
O vice-presidente Geraldo Alckmin lembrou que, quando Lula assumiu em 2023, havia grande ociosidade na indústria automotiva.
Segundo ele, o programa lançado pelo governo para estimular a economia, com créditos entre R$ 2.000 e R$ 8.000 para carros populares, com maior sustentabilidade e conteúdo nacional, teve resultado imediato. “Em um único dia, foram vendidos 29 mil veículos”, afirmou.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou ainda o cenário econômico favorável.
“É importante registrar que, muitas vezes, o debate público não dá o devido relevo ao que está acontecendo na economia. Já é possível afirmar que, nos quatro anos do terceiro mandato do presidente Lula, teremos a menor inflação acumulada do país e a menor média de taxa de desemprego da série histórica do IBGE”, disse.
O evento
O Salão do Automóvel de São Paulo ocorre de 22 a 30 de novembro e é considerado a maior exposição da indústria automobilística do Brasil e uma das maiores da América Latina.
Após um hiato de sete anos, o evento retorna apresentando as principais novidades do setor, incluindo carros, equipamentos e acessórios.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














