Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula diz que chamou Trump, Xi Jinping e Milei para COP30: ‘Aqui não tem preconceito’

Em evento no Pará, presidente lembrou das dificuldades enfrentadas na realização de outros grandes eventos internacionais no Brasil

Brasília|Yumi Kuwano e Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula convidou Trump, Xi Jinping e Milei para a COP30 em Belém.
  • O presidente destacou a importância de não ter preconceitos nas relações internacionais.
  • Ele relembrou desafios enfrentados durante eventos anteriores, como a Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil.
  • Lula visitou obras relacionadas à COP30 e participou de inaugurações em Breves, PA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Presidente Lula participou de evento no Pará nesta quinta Ricardo Stuckert/PR/02-10-2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (2) que enviou cartas de convite aos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, da China, Xi Jinping, e da Argentina, Javier Milei, para que eles participem da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que será realizada em Belém.

“Aqui não tem preconceito. Venha quem quiser, porque a gente quer ser o exemplo mundial de defesa do clima”, declarou.


A fala foi feita durante cerimônia de anúncios de investimentos em drenagem e inauguração do Parque Linear da Nova Doca, em Belém, no Pará.

Leia Mais

Em seu discurso, Lula relembrou das dificuldades enfrentadas na realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. “Ninguém vai dormir aqui pior do que dorme em qualquer lugar do mundo”, garantiu presidente.


Lula viajou ao Pará na manhã desta quinta, onde fica até sexta-feira (3) para visitar as obras da COP30, entre outros compromissos.

Nesta quinta, o petista participou de duas agendas em Breves (PA): inauguração de uma creche e cerimônia de entrega das obras do Ministério da Educação na Ilha de Marajó, onde discursou.


O presidente estava acompanhado dos ministros da Educação, Camilo Santana; da Casa Civil, Rui Costa; do Turismo, Celso Sabino; dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; da Cultura, Margareth Menezes e das Cidades, Jader Filho.

As agendas podem ser as últimas de Sabino à frente da pasta — ele pediu demissão do cargo na sexta-feira (26), após ultimato do partido ao qual é filiado, o União Brasil. O ministro informou, contudo, que ficaria na função até a visita de Lula às obras em Belém.


Mais tarde, Lula ainda visitou as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto Una.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.