Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula diz que Rubio ligou para Mauro Vieira e que está ‘surpreso’ com resultado de conversa com Trump

Presidente classificou contato com o norte-americano como ‘extraordinário’ e afirmou esperar avanços na negociação

Brasília|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula revelou que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, contatou o ministro Mauro Vieira.
  • O presidente brasileiro ficou surpreso com o resultado da conversa com Trump.
  • Lula enfatizou a intenção do Brasil em manter relações pacíficas e respeitosas com os EUA.
  • Ele destacou a importância de transmitir cordialidade e harmonia entre as duas nações.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula disse que conversa com Trump foi muito produtiva Ricardo Stuckert / PR - 03.10.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, designado por Donald Trump como o negociador das tarifas com o Brasil, ligou nesta quarta-feira (8) para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Lula acrescentou que ficou “surpreso com o resultado da conversa” com o presidente norte-americano.

“Te confesso que fiquei surpreso com o resultado da conversa porque era uma coisa que parecia que não iria acontecer, parecia impossível”, afirmou.


“Ainda ontem, a pessoa que ele indicou, que é o secretário de Estado, Marco Rubio, ligou para o meu ministro Mauro Vieira. Talvez comece a ter conversa a partir de agora. Porque o Brasil não quer briga com os Estados Unidos, com o Uruguai, com a Bolívia. O Brasil quer paz e amor: quer crescer, se desenvolver. Não temos contencioso com nenhum país do mundo e não queremos ter. E com os Estados Unidos temos uma aliança de 201 anos. Queremos manter uma relação boa, respeitosa, sem abrir mão da nossa soberania”, acrescentou.

LEIA MAIS

Sobre o contato telefônico, Lula disse que Trump o tratou da “forma mais gentil que um ser humano pode tratar o outro”. “Eu o tratando de forma civilizada e ele me tratando de forma civilizada”, afirmou.


O chefe do Executivo brasileiro contou ter dito para Trump que como presidentes das duas maiores democracias do Ocidente, eles precisavam passar “para o resto do mundo cordialidade e harmonia, e não discórdia e briga”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.