Lula diz que ‘somente a democracia será capaz de reconstruir o multilateralismo’
Declaração foi dada em evento sobre a democracia na ONU nesta quarta, ao lado do presidente do Chile e da Espanha
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24) que “somente a democracia será capaz de reconstruir o multilateralismo”. A declaração foi dada ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, e do presidente da Espanha, Pedro Sánchez, na segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia”, realizado na ONU, em Nova York, Estados Unidos.
“É a democracia que está em jogo para o futuro da humanidade. Somente a democracia será capaz de reconstruir o multilateralismo e reconstruir a harmonia entre os seres humanos e a civilidade entre a relação dos estados”, assegurou.
Em seu discurso, Lula também defendeu, ao relembrar a própria trajetória, a importância do protagonismo dos trabalhadores na política.
“Comecei a fazer política sem ser político. Eu não gostava de política e não gostava de quem gostava de política. Achava que isso era o máximo. Não sabia que era pura ignorância minha. Porque a desgraça de quem não gosta de política é que é governado por quem gosta, e se quem gosta pensa diferente da gente, a gente nunca vai ter o governo que sonhamos ter”, afirmou.
Ao lado dos líderes internacionais, Lula afirmou que é preciso “acordar todos os dias e perguntar o que a gente vai fazer pela democracia”. “Quando for dormir a noite, perguntar o que você fez durante o dia para fortalecer a democracia. Com quantas pessoas falou de democracia”, observou.
Leia mais
Autocrítica
Lula também fez uma crítica à esquerda internacional e questionou onde os movimentos erraram para permitir a ascensão da “extrema-direita” no mundo.
“O que me importa hoje é responder aonde é que os democratas erraram? Em que momento que a esquerda errou? Por que permitimos que a extrema direita crescesse com a força que está crescendo? É virtude deles ou é incompetência nossa?”, indagou.
Para o petista, é necessário responder o que deixou de ser feito para “fortalecer a democracia”. “Muitas vezes a gente ganha as eleições com o discurso de esquerda e quando começa a governar a gente atende muito mais os interesses dos nossos inimigos do que dos nossos amigos. Muitas vezes a gente governa dando resposta para a imprensa sobre nós e a cobrança de mercado”, observou.
Lula classificou: “esse é o fracasso da democracia: o que deixamos de fazer”.
“Antes de procurar a virtude do extremismo de direita, precisamos procurar os erros que a democracia cometeu na relação com a sociedade. Como estamos exercendo a democracia nos nossos países? Se a gente encontrar essa resposta, a gente volta a vencer a direita. Se a gente não encontrar a resposta, a gente vai continuar sendo sufocado pelo negacionismo, pelo extremismo e pelo discurso fascista que estamos vendo agora”, finalizou.
Perguntas e Respostas
O que Lula afirmou sobre a democracia e o multilateralismo?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que “somente a democracia será capaz de reconstruir o multilateralismo”. Essa afirmação foi feita durante o evento “Em Defesa da Democracia”, realizado na ONU, em Nova York, ao lado dos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez.
Qual é a importância da democracia segundo Lula?
Lula enfatizou que a democracia é crucial para o futuro da humanidade e para a harmonia entre os seres humanos e a civilidade nas relações entre os estados. Ele destacou a necessidade de um protagonismo dos trabalhadores na política.
Como Lula se posicionou em relação à política pessoalmente?
Ele compartilhou sua trajetória, mencionando que começou a fazer política sem gostar dela, e reconheceu que essa visão era uma ignorância. Lula alertou que quem não se envolve na política acaba sendo governado por aqueles que se interessam por ela.
O que Lula sugeriu sobre a prática da democracia?
O presidente sugeriu que as pessoas devem “acordar todos os dias e perguntar o que vão fazer pela democracia” e refletir à noite sobre suas ações em prol dela, incluindo quantas pessoas conversaram sobre o tema.
Qual foi a crítica de Lula à esquerda internacional?
Lula criticou a esquerda internacional, questionando onde os movimentos erraram para permitir o crescimento da extrema-direita. Ele indagou sobre os erros cometidos pelos democratas e pela esquerda que possibilitaram essa ascensão.
O que Lula considera necessário para fortalecer a democracia?
Ele afirmou que é necessário identificar o que não foi feito para fortalecer a democracia e que muitas vezes, ao governar, as lideranças atendem mais aos interesses de seus adversários do que aos de seus aliados.
Como Lula descreveu o fracasso da democracia?
Lula classificou o fracasso da democracia como o que deixou de ser feito para fortalecer a relação com a sociedade. Ele ressaltou a importância de entender como a democracia está sendo exercida nos países.
Qual é a visão de Lula sobre a luta contra a extrema-direita?
Ele concluiu que, para vencer a direita, é fundamental encontrar respostas sobre os erros cometidos pela democracia. Caso contrário, a sociedade continuará a ser sufocada por discursos extremistas e negacionistas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
