Lula e Biden vão lançar iniciativa conjunta em defesa do 'trabalho decente' na ONU, afirma ministro
O tema está entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do organismo internacional; o evento deve ocorrer em setembro
Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou nesta quinta-feira (27) que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Joe Biden (Estados Unidos) vão lançar uma iniciativa conjunta em defesa do "trabalho decente". A agenda deve ser anunciada na próxima Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), prevista para setembro.
"O presidente Biden convidou o presidente Lula para, no marco da Assembleia-Geral da ONU, lançar uma iniciativa global de defesa da agenda do trabalho decente", disse Padilha durante a instalação da Comissão de Combate às Desigualdades do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República, mais conhecido como Conselhão.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"O Brasil tem a tradição de abrir a Assembleia-Geral da ONU, então o presidente Lula vai estar lá no discurso de abertura, e logo depois é o país anfitrião, os Estados Unidos. E o presidente Biden o convidou para fazer um evento logo após, adicional, que lança um compromisso global para uma agenda do trabalho decente", acrescentou Padilha.
Leia também
O trabalho decente faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU em 2015. Entre as ações propostas pela ONU estão, até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e pessoas com deficiência, e a remuneração igual para trabalho de igual valor.