Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula e MEC homenageiam mais de 200 personalidades importantes para a educação

Presidente entregou Ordem Nacional do Mérito Educativo a ministros, acadêmicos e economistas

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente Lula homenageou mais de 200 personalidades na cerimônia da Ordem Nacional do Mérito Educativo em Brasília.
  • O evento comemora os 95 anos do Ministério da Educação (MEC).
  • Homenageados incluem ministros, acadêmicos e o influenciador Gil do Vigor, reconhecidos por suas contribuições à educação brasileira.
  • Lula também anunciou projetos de lei para criar 8.600 novos cargos no magistério e um plano especial de cargos para o MEC.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula: "É mais barato melhorar a qualidade do ensino do que manter um jovem na cadeia por falta de oportunidade” Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (14) da cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito Educativo, em Brasília, realizada no dia em que o MEC (Ministério da Educação) comemora 95 anos.

“É mais barato melhorar a qualidade de ensino das crianças no ensino fundamental, é mais barato garantir um pé-de-meia para que o jovem não desista do ensino médio, do que manter um jovem na cadeia por falta de oportunidade”, afirmou o presidente durante o evento.


A cerimônia foi aberta pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Outros ministros também estavam presentes e foram homenageados, além do influenciador e economista Gil do Vigor.

Veja mais

Na ocasião, mais de 200 personalidades foram condecoradas com a honraria, destinada a profissionais que se destacaram em ações para a melhoria e o desenvolvimento do ensino e da educação brasileira entre 2024 e 2025.


Os homenageados foram reconhecidos em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

As nomeações são feitas por decreto do presidente, após proposta do ministro da Educação e parecer favorável do Conselho da Ordem Nacional do Mérito Educativo.


No evento, o presidente também assinou dois projetos de lei que serão enviados ao Congresso Nacional. O primeiro altera a lei orçamentaria anual, para autorizar a criação de mais 8.600 cargos de magistério superior e técnico administrativo em educação, e o segundo cria o plano especial de cargos do MEC.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.