Lula e premiê de Portugal celebram avanço do acordo Mercosul-União Europeia
Acordo foi aprovado pelas instituições europeias e deve ser assinado formalmente no próximo dia 17
Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, se falaram por telefone nesta terça-feira (13) e celebraram a aprovação do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.
Durante a conversa, os dois líderes destacaram o avanço do tratado nas instâncias europeias e a expectativa de assinatura formal no próximo dia 17.
“Concordamos que a decisão dos dois blocos é um gesto muito importante de defesa do multilateralismo e do livre comércio, com grande dimensão política neste momento histórico, e iremos trabalhar conjuntamente por sua implementação”, disse Lula pelas redes sociais.
Leia mais
Em comunicado divulgado à imprensa sobre a ligação entre os líderes, o Palácio do Planalto destacou que Montenegro parabenizou Lula pela atuação decisiva para destravar as negociações e levar o acordo à reta final.
Para ambos, a conclusão do processo representa um sinal político e estratégico relevante em defesa do multilateralismo e do livre comércio, especialmente diante do atual cenário internacional.
Lula e o primeiro-ministro português também concordaram sobre a necessidade de uma implementação célere e eficiente do acordo, de modo que os benefícios da parceria entre os blocos cheguem de forma concreta às populações dos países envolvidos.
Além do tema comercial, os líderes trocaram avaliações sobre a situação política na Venezuela e convergiram no entendimento de que é essencial evitar qualquer escalada de instabilidade na América do Sul.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













