Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula está ‘absolutamente recuperado’, diz ministro após encontro com presidente

Petista passou por duas cirurgias na semana passada para tratar uma hemorragia intracraniana e recebeu alta no domingo (15)

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Lula está 'muito ativo', declarou Padilha Paulo Pinto/Agência Brasil - 16.12.2024

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (16) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está “absolutamente recuperado” das cirurgias às quais foi submetido para tratar uma hemorragia intracraniana. Além das operações, o petista passou por um terceiro procedimento na semana passada, para retirada de um dreno na cabeça. Lula recebeu alta hospitalar nesse domingo (15).

LEIA MAIS

“O presidente está absolutamente recuperado, muito bem, disposto e conversando. Ele estava informado o tempo todo de tudo que estava acontecendo na semana passada no Brasil. A gente pôde passar para ele um pouco o balanço das votações da semana passada”, declarou Padilha a jornalistas, na saída de reunião com Lula, em São Paulo (SP). O presidente deve permanecer na capital paulista ao menos até a próxima quinta (19), quando será realizada uma tomografia de controle para reavaliar o estado clínico.

Padilha informou que Lula pretende fazer uma reunião ministerial na sexta (20). O formato do encontro — se presencial ou por videoconferência — será decidido depois do exame de quinta. “O presidente pretende fazer ainda nesta semana, provavelmente no dia 20, um encontro com ministros e ministras, de fim de ano. Não definiu detalhes ainda, mas deve ser um momento de confraternização, de contato do presidente com a equipe. Obviamente, vamos aguardar toda a evolução medica e a equipe médica”, acrescentou.

O ministro declarou, ainda, que Lula está “muito ativo” e, caso seja preciso, pode dialogar com parlamentares em defesa das pautas do governo no Legislativo. “Ele continua com as atividades necessárias, em contato com ministros e sancionando o que precisa no prazo. Se for necessário, estará sempre à disposição para participar de diálogos, não só com atores do Congresso, mas com outros também. O presidente continua em franca atividade”, completou Padilha.


Entenda o quadro de Lula

O cardiologista Roberto Kalil, médico do presidente, afirmou que, a partir de quinta, ele poderá voltar a Brasília, caso o resultado do exame esteja de acordo com o esperado pela equipe. Kalil explicou que o petista deverá manter repouso relativo por cerca de 15 dias, mas que poderá retomar a rotina de trabalho normalmente. “Ele terá algumas restrições nos próximos 30 dias, como de atividade física e viagens internacionais”, afirmou o médico no domingo (15).

Lula sentiu dor de cabeça e indisposição no fim da tarde de segunda (9) e deu entrada em um hospital particular de Brasília. Após exames de imagens, foi constatada a necessidade de intervenção cirúrgica, e o presidente foi transferido para a unidade de São Paulo. Na capital paulista, passou por uma cirurgia de emergência, na madrugada de terça (10), que ocorreu sem intercorrências.

O sangue acumulado foi drenado na terça, e o procedimento de quinta complementou o tratamento. Depois da última operação, a equipe médica informou, durante coletiva de imprensa, que a intervenção foi um sucesso. Lula precisou passar pelas operações devido à queda que sofreu em outubro, em um banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. O acidente doméstico causou um corte na nuca do presidente, que precisou levar pontos no local.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.