Lula faz primeira ligação a Maduro após reeleição do líder venezuelano
Segundo interlocutores, conversa entre os presidentes foi rápida e previamente combinada pelos dois países
Brasília|Carolina Aguiar, da RECORD
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Nicolás Maduro, tiveram uma conversa por telefone na semana passada. Foi o primeiro contato entre os dois após a reeleição do líder venezuelano. A informação foi confirmada por fontes do governo.
A ligação foi curta e previamente combinada pelos dois países. Segundo interlocutores, a Venezuela havia solicitado o telefonema há algum tempo, mas o Brasil aguardava o desenrolar da crise e, especialmente, o ambiente diplomático entre Caracas e Washington.
A conversa entre Maduro e o presidente Donald Trump, ocorrida anteriormente, foi interpretada pelo governo brasileiro como um “sinal verde” para que Lula aceitasse o pedido venezuelano.
Apesar de o Brasil não ter reconhecido oficialmente a vitória eleitoral de Maduro, fontes afirmam que isso não interferiu no tom da conversa, descrito como cordial. Os dois trataram da situação interna da Venezuela e da importância da preservação da paz na América do Sul.
Não houve acerto para novos contatos, tampouco pedido de Maduro para que o Brasil atuasse como interlocutor com os Estados Unidos. Lula também não se colocou nesse papel, já que qualquer mediação dependeria da concordância das duas partes.
Tensão entre Venezuela e EUA
A diplomacia brasileira acompanha de perto a escalada de tensão desde que Trump voltou a ameaçar publicamente a Venezuela. Apesar do discurso agressivo, a avaliação atual em Brasília é de que os Estados Unidos não devem iniciar uma ofensiva militar ampla na região.
O cenário considerado mais provável é o de ataques pontuais a estruturas que Washington relaciona ao tráfico de drogas, como depósitos ou locais de produção. Um indicativo dessa estratégia são as recentes ações contra embarcações no mar do Caribe.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












