Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula lamenta morte de Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur

Nas redes sociais, presidente disse que ex-professor 'trabalhou pelo desenvolvimento do país de forma inclusiva e democrática' 

Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília

  • Google News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais neste sábado (2) para lamentar a morte de Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e ex-presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) na primeira gestão do petista à frente do Palácio do Planalto.

"Durante toda a sua vida trabalhou pelo desenvolvimento do país de forma inclusiva e democrática. Militou contra a ditadura e pelas diretas e atuou para desenvolver o turismo no Brasil", disse Lula. "Ainda em agosto deste ano, recebeu uma justa homenagem na Embratur, onde ele criou o Plano Aquarela, que deu origem à Marca Brasil, e onde deixou um legado tão importante na imagem do país no exterior e no desenvolvimento do setor", completou.


O presidente ressaltou que Sanovicz "fez questão de colaborar" com o plano de governo para a área do turismo durante a campanha eleitoral de 2022. "Meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e admiradores", finalizou Lula.

Sanovicz era casado, pai de três filhas e um filho. Atuava como professor do curso de turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Reconhecido como uma das principais lideranças da aviação comercial brasileira nos últimos 11 anos, Sanovicz também contribuiu para o desenvolvimento do setor de turismo e, consequentemente, para o fortalecimento social e econômico do país.

Em 2003, a convite de Lula e do então ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, passou a presidir a Embratur, órgão do governo responsável pela promoção do Brasil no exterior. Lá, elaborou o Plano Aquarela e a Marca Brasil, que está sendo utilizada na atual gestão do governo petista e de Marcelo Freixo no comando da Embratur. Sob sua gestão, a Embratur registrou, em 2006, recorde de entrada de dólares no país, de mais de US$ 4 bilhões naquela época.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.