Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula: ‘Não podemos tolerar que jovens negros sejam alvos preferenciais de forças de repressão’

Em conferência, presidente afirma que racismo é ‘doença que precisa ser erradicada do nosso país’

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula defende que jovens negros não podem ser alvos preferenciais da repressão policial.
  • Presidente critica a violência contra negros e classifica o racismo como crime a ser erradicado.
  • Durante a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Lula destaca conquistas sociais do governo.
  • Evento em Brasília reunirá cerca de 1,7 mil delegados de diversas comunidades minoritárias.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

"É inadmissível que jovens e mulheres negras sejam as maiores vítimas da violência", afirma Lula Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (15) que o país não pode tolerar que jovens negros de periferias sejam “alvos preferenciais” de agentes da segurança pública, a quem chamou de “forças de repressão”. A declaração do presidente foi na cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir).

“É inadmissível que jovens e mulheres negras sejam as maiores vítimas da violência. Não podemos tolerar que jovens negros da periferia continuem a ser alvos preferenciais das forças de repressão. Racismo é crime e também uma doença que precisa ser erradicada do nosso país”, afirmou o presidente.


Leia mais

No discurso para os participantes do evento, Lula disse que as políticas sociais do governo permitiram que a “cara do povo brasileiro” fosse vista em lugares frequentemente ocupados por pessoas brancas. Um dos exemplos citados pelo presidente foi a Universidade de São Paulo (USP). O presidente disse também que a igualdade racial “continua sendo um compromisso ético” nas gestões petistas.

O encontro da Conapir serve para discutir a promoção da igualdade racial e vai ocorrer em Brasília até a próxima sexta-feira (19).


Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, são aguardados em Brasília cerca de 1,7 mil delegados representantes da população negra, das comunidades quilombolas, ciganos, indígenas e integrantes da comunidade LGBTQIA+.

Perguntas e Respostas

Qual foi a declaração do presidente Lula sobre a violência contra jovens negros?


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não pode tolerar que jovens negros de periferias sejam alvos preferenciais de agentes da segurança pública, referindo-se a eles como “forças de repressão”. Ele destacou que é inadmissível que jovens e mulheres negras sejam as maiores vítimas da violência e enfatizou que o racismo é um crime que precisa ser erradicado.

Onde e quando Lula fez essa declaração?


Lula fez essa declaração durante a cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada em Brasília na segunda-feira, 15 de outubro.

Quais exemplos Lula citou para ilustrar a promoção da igualdade racial?

No seu discurso, Lula mencionou que as políticas sociais do governo permitiram que a “cara do povo brasileiro” fosse vista em lugares que costumavam ser ocupados predominantemente por pessoas brancas, citando como exemplo a Universidade de São Paulo (USP).

Qual é o objetivo do encontro da Conapir?

O encontro da Conapir tem como objetivo discutir a promoção da igualdade racial e ocorrerá em Brasília até a próxima sexta-feira, 19 de outubro.

Quantas pessoas são esperadas para o evento em Brasília?

Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, cerca de 1,7 mil delegados representantes da população negra, comunidades quilombolas, ciganos, indígenas e integrantes da comunidade LGBTQIA+ são aguardados em Brasília para o evento.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.