Lula participa de agenda no Porto de Santos ao lado de Tarcísio de Freitas e Marcos Pereira
Governador de São Paulo e vice-presidente da Câmara dos Deputados elogiaram parceria entre governo federal e o estado
Brasília|Do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (2) da cerimônia em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos e de anúncio das obras do túnel entre Santos ao Guarujá, em São Paulo. A agenda contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP), além dos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil) e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Representando Arthur Lira (PP-AL), Marcos Pereira elogiou o governo federal pela parceria com SP. "Eu fiquei muito surpreso em saber que o senhor é o primeiro presidente da República a visitar o Porto de Santos. O presidente está de parabéns... Todo o governo federal está de parabéns por olhar com carinho para São Paulo, para Santos. Porque a história do Brasil passa por Santos", afirmou o vice-presidente da Câmara dos Deputados.
O porto é responsável por quase 30% da balança comercial brasileira. Em dezembro de 2023, o local registrou movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 29,1% em relação ao mesmo período de 2022. Com o resultado, o total desde janeiro do último ano foi de 173,3 milhões de toneladas.
A cerimônia incluiu o anúncio das obras do túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá. Em seu discurso, o governador de São Paulo prometeu que vai tirar do papel o empreendimento. "E talvez eu seja um privilegiado por participar desse momento emblemático, de estar celebrando a parceria com o governo federal para entregar para a Baixada Santista algo que era desejado, e os primeiros registros são de 100 anos atrás, o túnel Santos-Guarujá. Nós vamos tornar esse sonho uma realidade", disse Tarcísio.
"Imagina o ganho de tempo de viagem, de produtividade, a quantidade de empregos gerados, trabalhadores que vão levar sustento às suas casas. Uma parceria que vai representar 50% do investimento do estado com 50% do governo. Uma parceria que vai deixar sua marca na Baixada Santista", acrescentou o governador.
Durante a cerimônia, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, agradeceu os colegas do primeiro escalão do governo e exaltou a obra do porto. "É nas diferenças que se constroem as convergências do Brasil. Quando São Paulo vai bem, o Brasil vai bem, o Nordeste vai bem", afirmou.
"É fundamental que a gente possa ter um olhar para o desenvolvimento do Porto de Santos. Entendo que tem uma importância fundamental no desenvolvimento do Brasil, tendo em vista que hoje mais de 30% da corrente de exportação do país passam pelo nosso porto", completou Silvio.