Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula pousa no México para participar de posse de presidente eleita

Claudia Sheinbaum é a primeira mulher eleita para comandar o país

Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília

Lula pousa no México para participar de posse de presidente eleita Ricardo Stuckert - 29.09.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousou neste domingo (29) na Cidade do México, capital do México, às 21h23 (horário de Brasília), para participar da posse da presidente eleita do país, Claudia Sheinbaum. Ao lado do chefe do Executivo, estava a primeira-dama brasileira, Janja da Silva.

Claudia é a primeira mulher eleita para comandar o México. Lula deve ter um encontro pessoal com a mandatária e se reunir com o atual presidente do país, López Obrador. O brasileiro ainda deve participar de um fórum empresarial. É a primeira viagem de Lula ao México em seu terceiro mandato.

LEIA MAIS

Entre os assuntos abordados pelo presidente brasileiro com Claudia está a tensão na América Latina provocada pela controversa eleição de Nicolás Maduro, na Venezuela, em 28 de julho, contestada pela oposição local.

Brasil e México, ao lado da Colômbia, cobraram publicamente que o Colégio Eleitoral venezuelano publicasse as atas eleitorais.


Além de Venezuela, a conversa entre Lula e Claudia deve focar nas relações comerciais entre Brasil e México, meio ambiente e desafios relacionados às mudanças climáticas. Ela é especialista em ciência climática e já participou do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, na sigla em inglês), ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).

O México é o sexto parceiro comercial do Brasil e o quinto principal destino das exportações brasileiras. O comércio entre os dois países fechou 2023 em US$ 14 bilhões — aumento de 15% em relação a 2022. O Brasil trabalha para incrementar acordos econômicos vigentes com o México, como redução de tarifas de importação e o livre comércio automotivo.

Lula participa do encerramento do fórum empresarial na noite de segunda. O evento vai reunir 400 empresários, dos quais 150 são brasileiros. As discussões do fórum devem abordar temas como indústria, segurança alimentar e investimentos. Depois do evento empresarial, o petista participa de um jantar oferecido pelo governo mexicano.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.