Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula presta solidariedade às vítimas do desabamento da ponte que liga TO ao MA

Presidente diz acompanhar caso com muita atenção; até o momento, uma pessoa morreu e outras 16 estão desaparecidas

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Ponte que liga MA ao TO desaba neste domingo (22) Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins/Governo de Tocantins

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais nesta segunda-feira (23) para comentar o desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck, que liga Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO). O desastre ocorreu no último domingo (22) e resultou em uma morte e 16 desaparecidos. Em publicação, o chefe do Executivo prestou solidariedade aos familiares das vítimas e destacou que integrantes da gestão federal estão no local para prestar “toda ajuda” necessária.

Leia mais

“Acompanho com muita atenção os desdobramentos da queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre os estados do Tocantins e Maranhão. O ministro Renan Filho está no local com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e autoridades nacionais e locais para prestar toda ajuda do governo federal na retomada do resgate das vítimas e apuração sobre o ocorrido. Meus sentimentos aos familiares das vítimas”, disse Lula.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Fabrício Galvão, acompanham os trabalhos de busca e apuração do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e de Tocantins, Wanderley Barbosa, também participam da visita.

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), pelo menos oito veículos caíram no rio: quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas. De acordo com a Defesa Civil Nacional, um dos caminhões possuía carregamento de herbicidas - produto químico utilizado principalmente na agricultura para controle de ervas daninhas - e outro estava carregado de ácido sulfúrico - utilizado na fabricação de explosivos, fertilizantes, baterias e afins. Nesse sentido, a recomendação é para que a população mantenha-se afastada do rio até novas orientações.


Rotas alternativas:

  • Equipes da PRF e demais órgãos competentes estão no local avaliando a situação e prestando os atendimentos necessários. Por isso, os motoristas que passam pela região são orientados a utilizarem rotas alternativas. Veja a seguir as orientações completas:

Sentido Belém/Brasília via Imperatriz/MA

  • Pela BR-010, sentido Belém/Brasília, em Imperatriz/MA, entrar à direita no km 249,6, na rotatória; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; continuar pela TO-126 até Sítio Novo do Tocantins/TO; seguir para Axixá do Tocantins/TO pela TO-201; continuar pela TO-134 para São Bento do Tocantins/TO, Luzinópolis/TO e, então, Darcinópolis/TO; acessar a BR-226 e seguir em direção a Brasília/DF.

Sentido Brasília/Belém via Darcinópolis/TO


  • Em Darcinópolis/TO, seguir pela TO-134 em direção a Luzinópolis e São Bento do Tocantins; seguir em direção a Axixá do Tocantins, continuando pela TO-134; seguir pela TO-201 até Sítio Novo do Tocantins; continuar para Imperatriz/MA pela TO-126; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; acessar a BR-010 e seguir em direção a Belém/PA.

Alternativa para quem segue de Balsas/MA a Brasília/DF

  • De Balsas/MA, seguir para Carolina/MA; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Filadélfia/TO; seguir pela TO-222 até Araguaína/TO; acessar a BR-153 e seguir em direção a Brasília/DF.

Alternativa para quem segue de Brasília/DF a Balsas/MA

  • Em Araguaína/TO, seguir pela TO-222 até Filadélfia/TO; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Carolina/MA; seguir pela BR-230 para Balsas/MA.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.