Lula reúne ministros e líderes do governo em busca de estratégia por MP alternativa ao IOF
Planalto busca votos para aumentar arrecadação de 2026 e considera que há uso ‘eleitoral’ da oposição
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu ministros e líderes do governo no Congresso para buscar uma estratégia de aprovação da medida provisória que aumenta a arrecadação, sem impactos no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
As discussões contaram com um almoço no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8). Participaram da conversa o próprio presidente, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil).
LEIA TAMBÉM
Entre parlamentares, estiveram os líderes do Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP); do Senado, Jaques Wagner (PT-BA); e da Câmara, José Guimarães (PT-CE).
Segundo apurou o R7, o encontro confirmou a intenção do governo em manter a medida provisória na pauta de votações, mesmo com a dúvida se haverá apoio suficiente para aprovar o texto na Câmara.
Nos bastidores, governistas avaliam que a resistência ao texto, mesmo em uma versão desidratada, estaria relacionada a fins eleitorais em 2026. A ideia é de que partidos querem que o governo enfrente dificuldade para arcar com as contas no próximo ano.
De outro lado, parlamentares de oposição consideram que faltou diálogo para a negociação da medida provisória, e se colocam contra um aumento de arrecadação por meio de impostos.
A MP faz novas adequações a aplicações financeiras e, atualmente, conta com uma previsão de impacto na casa dos R$ 17 bilhões em 2026. O montante será defendido pelo governo como necessário para arcar com programas sociais.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
