Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula sanciona lei que prevê ações contra abuso de jovens em entidades esportivas

Para receber repasses de recursos públicos, organizações devem adotar medidas de cuidado voltadas a crianças e adolescentes

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

Medida foi publicada nesta sexta no DOU Ricardo Stuckert / PR - 01.05.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que prevê a entidades esportivas a adoção de ações contra o abuso de crianças e adolescentes. A medida foi publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da União e estabelece que as organizações esportivas realizem essas ações para receber recursos públicos.

A Lei nº 15.032, altera a Lei Geral do Esporte (nº 14.597 de 14 de junho de 2023), que antes não previa a medida, e entra em vigor em seis meses, tempo para as organizações implementarem as medidas.

Veja Mais

O texto pontua que a entidade deve ter o compromisso de adotar ações contra violência, com “apoio a campanhas educativas que alertem para os riscos da exploração sexual e do trabalho infantil“, além de garantir a “qualificação dos profissionais envolvidos no treinamento esportivo de crianças e de adolescentes para prevenção e a proteção” aos seus direitos.

As entidades devem instituir também uma ouvidoria para receber denúncias de maus-tratos e de exploração sexual de crianças e adolescentes e solicitar o registro das escolas de formação de atletas.


A mudança estabelece ainda que ocorra o “esclarecimento aos pais acerca das condições a que são submetidos os alunos das escolas de formação de atletas destinadas a crianças e a adolescentes” e a “prestação de contas anual perante os conselhos dos direitos da criança e do adolescente e o Ministério Público sobre o devido cumprimento das medidas previstas”.

Caso os critérios não sejam seguidos, a entidade deixará de receber recursos públicos e, em caso de patrocínio, perderá o contrato.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.