Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula se reúne com diversos ministros para debater queimadas em todo o país

Marina Silva (Meio Ambiente), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) estão presentes no encontro

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Incêndio no Parque Nacional de Brasília Ricardo Stuckert / PR - 15.09.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne, na manhã desta segunda-feira (16), com os diversos ministros e representantes de órgãos ambientais para tratar das queimadas registradas em todo o país. O encontro ocorre no Palácio do Planalto, em Brasília. De acordo com o chefe do Executivo, a PF (Polícia Federal) tem 52 inquéritos abertos contra os responsáveis pelos incêndios no Brasil.

Leia mais

Participam do encontro os ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União). Funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também estão presentes.

Diversas áreas do Distrito Federal, por exemplo, amanheceram encobertas por uma nuvem de fumaça, resultado de um grande incêndio que atingiu o Parque Nacional no domingo (15). Segundo o CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal), 52 militares, 20 agentes do ICMBio, sete viaturas, duas aeronaves e um drone foram mobilizados para o controle das chamas, que ainda continua nesta segunda (16).

Segundo o CBMDF, a ocorrência foi recebida às 11h24. Sete caminhões e uma aeronave estão sendo usados no combate às chamas. O parque tem uma área de 42.389,01 hectares e abrange áreas de Brasília, Sobradinho, Brazlândia e o município goiano de Padre Bernardo. Lula sobrevoou a região ainda ontem e, em publicação nas redes sociais, o presidente disse que o governo federal está auxiliando o CBMDF no combate às chamas.

Inicialmente, o petista iria se reunir com os líderes do governo no Congresso Nacional. No entanto, diante do cenário, em que o país registra diversas ocorrências de queimadas, o presidente resolveu ampliar a reunião, chamar os ministros da área ambiental e tratar também deste tema. Participam ainda do encontro os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.