Lula sobrevoa Parque Nacional de Brasília, atingido por incêndio, e anuncia reunião
Presidente disse que governo federal ajuda o Corpo de Bombeiros no combate às chamas
Brasília|Thays Martins, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoo o Parque Nacional de Brasília, que sofre com um incêndio de grandes proporções neste domingo (15). Em publicação nas redes sociais, o presidente disse que o governo federal está ajudando o CBMDF (Corpo de Bombeiros do Distrito Federal) no combate às chamas.
Leia mais
Lula ainda disse que a PF (Polícia Federal) tem hoje 52 inquéritos abertos contra os responsáveis pelos incêndios no país. Além disso, ele destacou que o Ministério da Saúde tem dado orientações para a proteção contra a fumaça, e que marcou uma reunião para amanhã com a ministra Marina Silva e o núcleo de governo para discutir mais ações para lidar com essa emergência climática.
Neste domingo, juntamente com a Janja, sobrevoei o Parque Nacional afetado por um incêndio de grandes proporções, como tantos que têm ocorrido por todo o país. O governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas. 🎥 Ricardo Stuckert
— Lula (@lula.com.br) September 15, 2024 at 7:45 PM
[image or embed]
O CBMDF registrou a ocorrência às 11h24 deste domingo. Pelo menos sete caminhões e um avião estão sendo usados no combate às chamas. O incêndio ainda não foi controlado. O parque tem uma área de 42.389,01 hectares e abrange áreas de Brasília, Sobradinho, Brazlândia e o município goiano de Padre Bernardo.
Dino autoriza gastos fora da meta fiscal
O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou, neste domingo (15), o governo federal a emitir créditos extraordinários fora da meta fiscal até o fim deste ano para o combate aos incêndios que atingem o país.
Na decisão, o ministro disse que as “consequências negativas para a Responsabilidade Fiscal serão muito maiores devido à erosão das atividades produtivas vinculadas às áreas afetadas pelas queimadas e pela seca do que em decorrência da suspensão momentânea, e apenas para estes últimos quatro meses do exercício financeiro de 2024″.