Lula vai fazer lives semanais após retorno da China, diz Pimenta
Ministro-chefe da Secom informou que formato e frequência ainda serão discutidos e que coletivas de imprensa serão mantidas
Brasília|Do R7
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, informou nesta segunda-feira (10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai fazer lives semanais assim que retornar da agenda internacional na China. O petista embarca para o país asiático nesta terça-feira (11).
De acordo com Pimenta, o formato e a frequência das transmissões, contudo, ainda serão discutidos. "Vamos conversar quando ele [Lula] voltar da China. O presidente quer se dirigir diretamente à população", afirmou.
Leia mais: Presidente da Câmara passa por cirurgia e cancela ida à China com Lula
Pimenta ponderou também que a realização de lives não significa a interrupção de coletivas de imprensa por parte de Lula. "Não é para substituir", garantiu.
O ex-presidente Jair Bolsonaro realizou lives semanais durante os quatro anos de mandato. As transmissões eram feitas normalmente nas noites de quintas-feiras. Questionado sobre o formato similar ao utilizado pelo ex-chefe do Executivo, Pimenta negou. "Ninguém está pensando no Bolsonaro. Nem lembra mais que existe Bolsonaro", disse.
A agenda de Lula no país asiático segue até o próxima domingo (16). A viagem estava prevista para ocorrer no mês de março, mas foi cancelada devido ao diagnóstico de pneumonia recebido pelo petista.
Lira fica de fora
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não fará mais parte da comitiva que acompanhará Lula na viagem à China. O motivo é que Lira passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia umbilical na última quarta-feira (5), e a recomendação médica é para que ele não viaje.
O presidente Lula vai ao país com uma comitiva de empresários e autoridades. A agenda começará em Xangai, onde está a ex-presidente Dilma Rousseff, agora presidente do banco dos Brics. Lula deve participar da cerimônia de posse da ex-presidente na instituição.