Lula vai se reunir com Celso Sabino após União Brasil exigir saída do governo em 24 horas
Encontro do presidente com o ministro do Turismo deve ocorrer nesta sexta-feira (19) no Palácio do Alvorada
Brasília|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir, nesta sexta-feira (19), com o ministro do Turismo, Celso Sabino. O encontro ocorre um dia após o ultimato dado pelo União Brasil, partido do ministro, para que filiados com mandato deixem o governo federal em até 24 horas.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o encontro deve ocorrer no Palácio do Alvorada. Lula tem duas agendas na parte da manhã, com autoridades da União Europeia e com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo.
O encontro ainda não consta nas agendas oficiais de Lula e Sabino.
Leia mais
Nesta quinta, o União Brasil antecipou o prazo para o desembarque do governo. No dia 2 de setembro, a federação União Progressista — que reúne o PP e o União Brasil — determinou que, no prazo de um mês, todos os filiados com cargo no Executivo deveriam abandonar os postos.
De acordo com a resolução desta quinta, a não observância da determinação - isto é, a permanência no governo - “sujeitará o infrator às sanções previstas no Estatuto, após regular tramitação de processo disciplinar instaurado no âmbito da Comissão Executiva Nacional”.
Perguntas e Respostas
Qual é o motivo da reunião entre Lula e Celso Sabino?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o ministro do Turismo, Celso Sabino, após o ultimato do UniãO BRASIL, partido do ministro, que exigiu que filiados com mandato deixem o governo federal em até 24 horas.
Quando e onde ocorrerá o encontro?
O encontro está marcado para esta sexta-feira (19) no Palácio do Alvorada.
Quais são as agendas de Lula antes da reunião?
Na parte da manhã, Lula tem duas agendas com autoridades da União Europeia e com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo.
O encontro entre Lula e Sabino está confirmado nas agendas oficiais?
Não, o encontro ainda não consta nas agendas oficiais de Lula e Sabino.
Qual foi a decisão do UniãO BRASIL em relação ao governo?
Na quinta-feira, o UniãO BRASIL antecipou o prazo para o desembarque do governo, determinando que todos os filiados com cargo no Executivo deveriam abandonar os postos em um mês.
Quais são as consequências para quem não cumprir a determinação do UniãO BRASIL?
A não observância da determinação sujeitará o infrator às sanções previstas no Estatuto, após a tramitação de um processo disciplinar instaurado pela Comissão Executiva Nacional.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
