‘Maior acordo entre blocos do mundo’, celebra Alckmin sobre Mercosul-UE
Vice-presidente afirmou ainda que parceria fortalece o multilateralismo, o comércio e a sustentabilidade
Brasília|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A primeira parte do acordo de livre comércio entre Mercosul e a União Europeia foi assinada nesta sexta-feira (9), na Bélgica. Os países do bloco europeu votaram a favor da confirmação do tratado. Ursula von der Leyen deve vir ao Paraguai no dia 17 de janeiro, onde ocorrerá a assinatura formal.
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, detalhou esse acordo durante entrevista, em Brasília, no fim da tarde. Segundo ele, este “é o maior acordo entre blocos do mundo” e a União Europeia é o segundo maior parceiro comercial, ficando atrás apenas da China, com uma corrente de comércio superior a US$ 100 bilhões (R$ 536,4 bilhões, na cotação atual).
“A União Europeia foi o primeiro ou o segundo destino da exportação de 22 estados brasileiros, então, dos 27 estados brasileiros, 22 estados a União Europeia foi o primeiro ou o segundo destino da exportação brasileira”, disse.
Ainda segundo Alckmin, o tratado “promove emprego, investimento, comércio com regras, fortalece o multilateralismo e fortalece a sustentabilidade. Porque nesse acordo o Brasil assume compromissos com a sustentabilidade e com o combate às mudanças climáticas”.
“É um ‘ganha-ganha’, ou seja, produtos mais baratos e de melhor qualidade. [...] Num momento geopolítico difícil, de instabilidade, de conflitos, é fundamental para o mundo. Mostra que é possível construir um caminho de comércio com regras, de abertura comercial e de fortalecimento, não do isolacionismo, mas do multilateralismo”, completa.
De acordo com o vice-presidente brasileiro, a expectativa é que o acordo entre em vigor ainda neste ano.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!













