Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Mais 124 brasileiros deportados dos EUA chegam ao Brasil

Grupo desembarcou em Belo Horizonte (MG) e recebeu apoio psicossocial, além de auxílio para viagem até as cidades de origem

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Operação de acolhimento humanitário repatriou 124 brasileiros deportados dos EUA no último dia do ano.
  • Desde o início do ano, o programa "Aqui é Brasil" realizou 37 operações, retornando mais de 3.000 brasileiros em situação de vulnerabilidade.
  • A maioria dos deportados é de homens, com destaque para a faixa etária de 40 a 49 anos, e não houve registro de crianças ou adolescentes.
  • Os repatriados receberam alimentação, cuidados médicos e orientações para o retorno às suas cidades de origem.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Programa de acolhimento é feito pelo governo federal: cerca de 3.000 já foram repatriados João Macedo/MDHC - arquivo

O governo do Brasil realizou, nesta quarta-feira (31), mais uma operação de acolhimento humanitário de brasileiros deportados dos Estados Unidos. O voo, com 124 pessoas a bordo, pousou por volta das 20h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), segundo informações divulgadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Desde o início do ano, o programa “Aqui é Brasil” já realizou 37 operações, com o retorno de mais de 3.000 brasileiros em situação de vulnerabilidade. O número é quase o dobro das 1.600 mil repatriações de 2024


Os brasileiros recebidos pelo governo brasileiro vêm majoritariamente dos Estados Unidos, segundo o ministério.

As deportações em massa foram uma das promessas de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com reflexos também para brasileiros, que já vinham assistindo ao crescimento de medidas do tipo ao longo dos últimos anos.


Leia mais

No caso da última repatriação, após a recepção inicial no aeroporto, parte do grupo foi encaminhada ao hotel que abriga a estrutura especial de atendimento, onde os repatriados receberam alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, acompanhamento médico e psicológico, além de orientação e auxílio para o deslocamento até suas cidades de origem.

Segundo o ministério, aqueles que já contavam com familiares no local ou optaram por seguir viagem diretamente também foram acolhidos no próprio aeroporto. Além disso, três pessoas foram detidas pela Polícia Federal, mas o ministério não especificou os motivos.


Ao todo, foram repatriados, na operação mais recente, 108 homens desacompanhados, além de 15 mulheres desacompanhadas. Havia ainda um homem procurado pela Justiça, totalizando 124 pessoas.

O grupo mais numeroso é o de 40 a 49 anos, com 50 pessoas, seguido pela faixa de 18 a 29 anos, que reúne 35 registros, e pela de 30 a 39 anos, com 24 pessoas. As faixas etárias mais elevadas aparecem de forma menos expressiva. Não houve registro de crianças ou adolescentes.


O “Aqui é Brasil” é um programa de acolhimento humanitário coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em parceria com outros órgãos federais, como os ministérios das Relações Exteriores, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Saúde e da Justiça e Segurança Pública.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.