Marcos do Val chega à Polícia Federal para prestar depoimento
Senador entrou no prédio por volta das 16h30, e declaração está marcada para 17h; Do Val chegou em um carro oficial do Senado
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) chegou à sede da Polícia Federal, na área central de Brasília, para prestar depoimento na tarde desta quinta-feira (2).
Veja a chegada do senador
O depoimento do senador está previsto para as 17h. Do Val chegou em um carro oficial do Senado Federal.
A determinação de ouvi-lo partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (2). Moraes deu cinco dias à Polícia Federal para ouvir o senador.
Do Val afirmou a jornalistas nesta quinta-feira (2) que um pedido para tentar gravar o magistrado partiu do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), em uma reunião a que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava presente.
Leia também: Marcos do Val volta atrás e diz que suposta proposta de golpe partiu de Daniel Silveira
Em transmissão pelas redes sociais, o parlamentar chegou a falar em "coação" por parte do ex-presidente, na tentativa de aliciá-lo como "infiltrado" para tentar derrubar Moraes. Apesar de ter minimizado a participação de Bolsonaro no episódio, o senador afirmou que o ex-presidente não tentou impedir o plano.
Relação com Moraes
O pedido feito durante a reunião teria sido relatado ao ministro Alexandre de Moraes, segundo declarou o senador, completando que o magistrado ouviu o relato sem demonstrar se estava “feliz ou com ódio”, apenas internalizando a informação.
Do Val disse que o contato entre ele e Moraes é “profissional” e que ambos se conheceram quando o ministro era secretários de Segurança de São Paulo e ele também atuava na área. “Quando ele se tornou ministro me coloquei à disposição”.