Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Mauro Vieira terá nova reunião com secretário de Estado dos EUA na próxima semana

Chanceler brasileiro vai se encontrar com Marco Rubio no Canadá

Brasília|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Mauro Vieira terá reunião com Marco Rubio no Canadá na próxima semana, durante encontro do G7.
  • Há expectativa de uma negociação mais ampla envolvendo outros ministros, sem data ainda definida.
  • Após reuniões com Donald Trump, Brasil e EUA buscam resolver questões comerciais, incluindo tarifas recentes.
  • Vieira confirmou participação de Lula em cúpula que abordará a situação da Venezuela e a paz na América Latina.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Mauro Vieira e Marco Rubio terão reunião no Canadá
Mauro Vieira e Marco Rubio terão reunião no Canadá Freddie Everett/US. Department of State

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá um novo encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na próxima semana, no Canadá, às margens de uma reunião ministerial do G7.

“As negociações continuam, seguem, têm havido reuniões virtuais de equipes técnicas e continuará acontecendo. E eu estarei na próxima semana em uma reunião do G7 no Canadá, onde estará também o secretário de Estado, e eu continuarei mantendo os contatos que tenho tido regularmente com ele”, afirmou Vieira em Belém, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na conferência climática das Nações Unidas, a COP30.


leia mais

O governo espera para breve uma reunião mais ampla de negociação não apenas com Vieira e Rubio, mas com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-presidente Geraldo Alckmin. A expectativa é que aconteça até a semana que vem, mas ainda não há nada marcado.

Após um encontro presencial entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, na Malásia, no mês passado, os governos brasileiro e americano se comprometeram a realizar novas rodadas de negociações após Trump impor tarifas comerciais de 50% a uma série de importações brasileiras para os Estados Unidos.


Na terça-feira, em entrevista a agências internacionais, Lula afirmou que espera para breve a ida dos seus negociadores a Washington. Disse ainda que vai esperar até o final da COP30, onde está para a cúpula de líderes, para verificar se há avanços nas negociações. Se isso não acontecer, afirmou, vai telefonar diretamente para Trump para tentar acelerar as coisas.

Perguntado se nas conversas com Rubio vai entrar também a questão da Venezuela, Vieira afirmou que as conversas têm se restringido às questões comerciais.


O ministro confirmou ainda a ida de Lula à Cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Iberoamericanos e Caribenhos) com a União Europeia, nos próximos dias 9 e 10, e que essa reunião vai tratar de Venezuela.

Segundo Vieira, será um encontro de “solidariedade” à Venezuela e para ressaltar que a América Latina é uma região de paz, após os ataques militares dos EUA contra embarcações no Caribe, perto da costa venezuelana, que Washington alega se tratar de navios transportando drogas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.