MDB lança Tebet à Presidência, única mulher na disputa até agora
Pré-candidatura foi homologada em evento da Executiva Nacional do partido nesta quarta-feira (8), em Brasília
Brasília|Mariana Londres, do R7 em Brasília
O MDB lançou nesta quarta-feira (8) a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República, em 2022. O evento ocorreu um hotel de Brasília. Única mulher na corrida até o momento, Tebet entra na disputa com a proposta de unificar a chamada terceira via, alternativa à polarização Lula-Bolsonaro.
Ao lado do presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), de governadores, deputados e senadores do partido, a senadora pregou união e o fim do “nós contra eles.”
Ao discursar, Tebet disse a decisão de se candidatar foi tomada quando ela leu uma notícia sobre 5 milhões de crianças que "dormem com fome" no Brasil.
"Hoje, emocionada, o destino faz com que os meus companheiros me deem a missão mais honrosa da minha vida, que é ser pré candidata à Presidência do país. Essa missão tem o clamor da urgência, porque o povo brasileiro está morrendo de fome. Nesse Natal, nos lares brasileiros, há ausência dos que morreram pela Covid", disse a senadora durante o evento.
Internamente, a senadora conseguiu unificar a legenda em torno do seu nome. Cenário bem diferente do que se viu nas últimas eleições à presidência do Senado, em que ela disputou sem o apoio unânime e em 2018 de forma independente.
O ex-presidente Michel Temer participou do lançamento da candidatura pelo telão, e relembrou a história do partido.
“Quero recordar a história do MDB, desde a redemocratização de Ulysses, que é um símbolo eterno do nosso MDB. Ao longo do tempo nós trabalhando pelas questões sociais e pela estabilização da moeda e o do cuidado com as mulheres. Congressualmente o MDB sempre apoiou as causa importantes”, destacou o ex-presidente.
Temer defendeu ainda o próprio legado na presidência, citando o teto de gastos e a reforma trabalhista, aprovados na sua gestão.
Presidentes de outros partidos do campo do centro, como Bruno Araújo (PSDB), Luciano Bivar (União Brasil) e um representante do Cidadania estiveram presentes, em importante sinalização de apoio à pré-candidatura e de uma futura convergência.
Na reunião da Executiva que ratificou o nome de Tebet, estiveram presentes os setores jovem, de mulheres, de negros e LGTB da sociedade civil e da legenda, dos quais Tebet é próxima.