MEC divulga lista de pré-selecionados do ProUni, mas portal apresenta instabilidade
São 406 mil bolsas, sendo 308 mil integrais; mensagem no site informa que sistema estava em manutenção no fim da tarde
Brasília|Lucas Nanini, do R7, em Brasília
O MEC (Ministério da Educação) divulgou na tarde desta terça-feira (6) o resultado dos candidatos pré-selecionados do ProUni (Programa Universidade para Todos) de 2024. Ao todo, são 406.428 bolsas de estudo, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (com 50% de desconto). As vas são distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.
Por volta das 17h30, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde foi publicado o resultado, estava com instabilidade. Quem acessava o link da página com os resultados neste horário lia a mensagem "Desculpe o transtorno, este sistema está em manutenção. Obrigado pela compreensão, Ministério da Educação".
A seleção teve as inscrições encerradas na última sexta-feira (2). O processo seletivo é constituído por duas chamadas sucessivas. Uma segunda convocação será feita em 27 de fevereiro. Para participar do ProUni, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para obter a bolsa integral. Para obter bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal exigida é de até três salários mínimos.
Quem pode se inscrever?
Professores da rede pública
• Professores da rede pública de ensino que dão aula na educação básica e fazem parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública podem concorrer exclusivamente a vagas de licenciatura.
Estudantes com necessidades especiais
• Deverão ter cursado todo o ensino médio na rede pública; ter participado da edição do Enem imediatamente anterior ao processo seletivo de que está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação; não ter diploma de ensino superior, ser portador de necessidades especiais graves e ser de família com renda de até 3 salários mínimos mensais por pessoa.
Estudantes da rede pública e rede privada
• Neste caso, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral ou parcial na rede privada; ter participado da edição do Enem imediatamente anterior ao processo seletivo de que está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação; não ter diploma de ensino.
Como se inscrever?
No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o candidato deverá clicar em “inscreva-se” e fazer o login na conta Gov.br. Em seguida, deverá preencher os dados pessoais, responder um questionário sobre o perfil e renda familiar. Por último, o estudante poderá escolher até duas opções de curso e acompanhar a classificação parcial até o último dia de inscrição.
Na data de divulgação do resultado, os candidatos poderão verificar as chamadas no portal do programa e nas instituições de ensino escolhidas. Com a confirmação da seleção, o estudante deverá comparecer à instituição de ensino escolhida para comprovação de dados e participação de eventual processo seletivo, se for o caso.