Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Megaoperação no RJ: Ministério da Justiça enviará peritos da PF para apoiar o estado

Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, 20 peritos serão enviados para ajudar na identificação de corpos

Brasília|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Ministério da Justiça enviará 20 peritos da Polícia Federal para o Rio de Janeiro.
  • O objetivo é apoiar as forças de segurança estaduais após uma megaoperação recente.
  • Os peritos atuarão em áreas como balística, genética forense, medicina legal e identificação de corpos.
  • A operação é a maior já registrada e já resultou em 121 mortes confirmadas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Decisão de Lewandowski foi tomada durante reunião com o governador do estado, Cláudio Castro Tomaz Silva/Agência Brasil 29.10.2025

O Ministério da Justiça e Segurança Pública enviará ao Rio de Janeiro 20 peritos criminais da Polícia Federal para apoiar o estado após os efeitos da megaoperação da última terça-feira (28), que terminou com ao menos 121 mortos.

O envio dos profissionais foi comunicado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), no início da tarde desta quinta-feira (30).


Segundo Lewandowski, o ministério também disponibilizará de 10 a 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no estado.

Leia mais

O objetivo é que os peritos sejam enviados ao estado para apoiar as forças estaduais de segurança em áreas como análise dos locais de crimes, balística, genética forense para identificação de DNA, medicina legal, exames de balística, necrópsia, identificação de corpos, entre outras.


Ainda de acordo com o ministro, o envio dos peritos é o primeiro resultado concreto do escritório emergencial de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, anunciado nessa quarta-feira (29), no Palácio Guanabara.

“Nós tivemos a ideia de criar esse escritório extraordinário de enfrentamento ao crime organizado para agilizar a comunicação entre as forças federais e estaduais de segurança. Não é um espaço físico, mas uma forma de se comunicar rapidamente e transmitir as necessidades que possam ser resolvidas sem maiores delongas. Um dos resultados é o envio de peritos criminais, médicos e de diferentes áreas da criminalística”, afirmou.


*Sob supervisão de Leonardo Meireles

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.