Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Ministério da Saúde divulga número para atendimento psicológico

Linha Verde faz parte do lançamento de projetos para combater os impactos na saúde mental dos brasileiros durante a pandemia

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

  • Google News
Agravamento de muitos casos durante a pandemia envolve perda de emprego e isolamento
Agravamento de muitos casos durante a pandemia envolve perda de emprego e isolamento

O Ministério da Saúde lançou três projetos nesta segunda-feira (13) com o objetivo de combater os impactos gerados na saúde mental dos brasileiros em função da pandemia da Covid-19. As medidas têm como foco principal crianças e adolescentes. O destaque é a Linha Vida, que oferece atendimentos psicológicos por telefone. O lançamento foi feito no Distrito Federal e, a partir do resultado, será expandido para todo o país.

O telefone funcionará 24 horas pelo número 196, para atendimento e apoio emocional às pessoas em risco de suicídio e automutilação. A partir do atendimento, os psicólogos farão a avaliação de risco e, caso seja necessário, farão o encaminhamento para um ambulatório de saúde mental.


Além da Linha Vida, atendimentos para teleterapia e psiquiatria acontecerão em nível nacional, com o apoio da Escola Paulista de Medicina. Os atendimentos serão voltados para idosos, crianças e adolescentes que desenvolveram transtornos de humor, psicose e dependências.

Serão disponibilizadas 6 mil vagas de consulta médica e 12 mil para consulta mensal, a partir de agosto deste ano. A maior parte das vagas será voltada para as áreas com maior carência e assistência na área de saúde mental. Linhas de cuidados de ansiedade de depressão serão desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.y


O último projeto é o desenvolvimento de um edital para ampliação a assistência infantojuvenil nos ambulatórios multiprofissionais para ansiedade, depressão e outras variações de humor.

Leia também

O agravamento de muitos casos envolve as perdas de emprego, falecimentos, quedas de faturamento, mudanças de rotina, isolamento e afastamento social durante a pandemia. De acordo com o psiquiatra e coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério de Saúde, Rafael Bernadon, neste período o índice de suicídio e o número de tentativas aumentaram no Brasil.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.