Hospital Universitário de Canoas entra no Agora Tem Especialistas e amplia cirurgias pelo SUS
Governo federal também quer ampliar serviços especializados e aumentar a oferta de exames e procedimentos pelo SUS
Brasília|Do R7, em Brasília

O Hospital Universitário de Canoas anunciou a ampliação de sua capacidade cirúrgica após aderir ao programa federal Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à redução das filas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A medida assegura a realização de 1.240 novos procedimentos cirúrgicos, ampliando o acesso da população a atendimentos de média e alta complexidade.
A unidade, gerida pela Associação Saúde em Movimento (ASM), passa a atender uma demanda represada em especialidades como cirurgia geral, vascular, dermatológica, urológica, oftalmológica e ginecológica, áreas com alta procura na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A expectativa é acelerar o fluxo de atendimentos e diminuir o tempo de espera dos pacientes regulados pelo sistema público.
A ampliação integra um pacote mais amplo anunciado pelo Ministério da Saúde neste sábado (20), com investimento superior a R$ 400 milhões para reforçar a assistência à saúde no Rio Grande do Sul.
Durante o evento, realizado em Porto Alegre, o governo federal também inaugurou 23 novos leitos no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), ampliando a capacidade de atendimento na capital.
Novo PAC Saúde
Dentro desse pacote, R$ 230 milhões serão destinados pelo Novo PAC Saúde às obras do novo complexo do GHC. O projeto inclui a construção de um Centro de Apoio ao Diagnóstico e Terapia (CADT), com previsão de realizar mais de 700 mil exames e procedimentos por ano. As obras estão programadas para começar em janeiro de 2026.
A iniciativa que envolve o HU Canoas ocorre em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição e reforça a estratégia de regionalização da saúde adotada pelo governo federal. O objetivo é fortalecer unidades de referência fora da capital, ampliando a resolutividade dos serviços e reduzindo a pressão sobre grandes centros hospitalares.
Segundo a superintendente do Hospital Universitário de Canoas, Vanessa Cardoso, a adesão ao programa representa um avanço direto na qualidade do atendimento oferecido à população.
“São mais de mil novos procedimentos que significam mais qualidade de vida, menos tempo de espera e mais dignidade para os pacientes. Nosso compromisso é garantir que o HU opere em sua capacidade máxima, com eficiência e cuidado”, afirma.
Qualificação regional
O programa Agora Tem Especialistas foi lançado pelo Governo Federal na sede do Grupo Hospitalar Conceição, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de autoridades estaduais, municipais e representantes de 16 municípios contemplados pela iniciativa.
Para a diretora corporativa da ASM, Alyne Mota, a adesão reafirma o papel da entidade na qualificação da saúde pública regional.
“A Associação Saúde em Movimento reforça, com este programa, seu compromisso com uma gestão responsável, técnica e focada em resultados. Nosso trabalho no HU Canoas tem como prioridade ampliar o acesso, melhorar fluxos e entregar um atendimento cada vez mais resolutivo à população”, destaca.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














