Ministério da Saúde vê ‘sinais clínicos’ de intoxicação por metanol em Hungria, mas não confirma caso
Artista foi internado após apresentar um quadro de dor de cabeça, visão turva e náusea; ele teria ingerido bebida adulterada
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira (2) que o caso do cantor brasiliense Hungria tem todas as “evidências” e “sinais clínicos” de intoxicação por metanol, mas ainda não há confirmação laboratorial. O artista foi internado em um hospital de Brasília após apresentar sintomas de dor de cabeça, visão turva e náusea pela suspeita de consumir bebida adulterada.
Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chegou a confirmar um caso de intoxicação por metanol no Distrito Federal, mas depois se corrigiu. Até o momento, 59 casos, entre suspeitos e confirmados, foram notificados em todo o país.
“Eu não vou falar especificamente quem é o paciente, qual é o nome do paciente, mas o acompanhamento que é feito pela nossa equipe, inclusive da assistência hospitalar, dá confirmação da presença do metanol no exame laboratorial. É essa informação que nós temos. Não temos a informação por parte do CIEVs [Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde] do DF ainda da confirmação laboratorial, mas é a informação que nós temos, que a nossa equipe tem no acompanhamento da atenção hospitalar”, disse o ministro em um primeiro momento ao ser questionado sobre o cantor.
Depois, Padilha afirmou que não poderia confirmar o caso, mas disse que o ministério acompanha o estado de saúde do artista. O chefe da pasta disse, ainda, que existe apenas um caso notificado e suspeito em Brasília.
“Do ponto de vista médico e do sigilo médico que a gente tem que compor, não sou eu que vou confirmar isso. Tem uma equipe médica que está cuidando desse paciente, inclusive em contato com a família. Essa equipe médica que pode informar”, respondeu.
“Como a própria família aparentemente divulgou na rede social, então vocês podem buscar as informações através do que já foi divulgado. Só tem um caso notificado e suspeito e confirmado em Brasília, que é esse caso que está internado e que a gente acompanha de perto”, acrescentou o ministro.
Caso Hungria
O cantor brasiliense Hungria foi internado em um hospital no Distrito Federal, nesta quinta-feira (2), por suspeita de ter consumido bebida adulterada com metanol.
Segundo o irmão e o advogado do cantor, Hungria teria consumido bebida alcoólica na casa de amigos na região de Vicente Pires, no Distrito Federal, na quarta-feira (1º).
O último boletim médico divulgado pelo hospital afirma que o cantor segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sem alterações visuais e com quadro clínico estável, consciente, orientado e com respiração espontânea.
Além disso, os médicos informaram que o cantor iniciou um tratamento específico e hemodiálise para eliminação da substância tóxica. Não há previsão de alta hospitalar.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
