Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Ministério do Meio Ambiente leva microchipagem para cães em evento no DF

Expectativa da pasta é ofertar 500 microchipagens aos animais domésticos do Sol Nascente; evento também reúne outras iniciativas

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ministério do Meio Ambiente realizou evento de microchipagem para 500 animais em Sol Nascente, DF.
  • A iniciativa faz parte do programa SinPatinhas, que visa cadastrar animais e oferecer serviços como vacinação antirrábica.
  • O programa pretende visitar 30 cidades até junho do próximo ano, com a próxima parada em São Paulo.
  • Ação incluiu serviços de saúde, orientações gratuitas e oportunidades de reforma de casas para a população local.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Programação do Governo do Brasil nas ruas começou neste sábado Secretaria-Geral da Presidência da República/reprodução - 13.12.2025

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima levou para o Sol Nascente, no Distrito Federal, microchipagem para 500 animais, vacinação antirrábica e registro de identidade para os bichanos. A iniciativa faz parte do programa SinPatinhas, que cadastra animais domésticos no sistema do governo, e está incluída na ação Governo do Brasil nas Ruas.

A primeira edição ocorreu neste sábado (13), e segundo o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, a expectativa é visitar 30 cidades até junho do ano que vem. Na próxima semana, o programa estará em São Paulo.


De acordo com a diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais da pasta, Vanessa Negrini, a ação do SinPatinhas protege os animais domésticos.

“O SinPatinhas é a porta de entrada dos responsáveis pelas políticas públicas voltadas aos animais. Ao registrar seu cão ou gato no sistema, além de protegê-lo — já que, em caso de perda, o responsável pode ser localizado por meio da consulta pública do microchip — a pessoa passa a receber informações sobre vagas de microchipagem, castração e campanhas de vacinação disponíveis em sua região”, explica.


Leia mais

Ela defende que o cadastro dos animais é fundamental, pois gera dados qualificados que orientam o planejamento, o fortalecimento e a ampliação das políticas públicas de proteção e bem-estar animal. “Por isso, o lema do SinPatinhas é: Quem ama, registra”, destaca.

Em Brasília, a ação contou com o apoio da Fiocruz, da UnB, da Uninassau e da Uniceplac, que mobilizaram equipes veterinárias para o atendimento ao público.


Além dos serviços voltados para os bichanos, até às 17h a ação Governo do Brasil na Rua, garante atendimentos, serviços e orientações gratuitas para a população. No âmbito da Saúde, o público teve acesso a verificação de pressão arterial, avaliação de peso e altura, exame de bioimpedância e orientações sobre alimentação saudável.

A ação também levou para as ruas a Carreta Reforma Casa Brasil, que explica o programa do governo que oferece até R$ 30 mil para reformas de casas e ampliação de cômodos.


A população também teve acesso a perícia médica, voltadas para o INSS, assim como orientação sobre uso do aplicativo e acesso a outros serviços da autarquia.

Outras ações envolveram apoio ao empreendedor, oportunidades de cursos, atendimento para mulheres em vulnerabilidade, e atrações culturais.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.