Ministério do Turismo vai baratear passagens para aposentados e empregadas domésticas, diz Lula
Petista não detalhou, no entanto, se novo programa seria focado em bilhetes aéreos; informação foi dada durante live semanal
Brasília|Plínio Aguiar e Giselle Santos, do R7 em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Ministério do Turismo vai apresentar um programa para baratear os preços das passagens para aposentados, empregadas domésticas, entre outros grupos. A informação foi dada pelo petista nesta terça-feira (1º) durante a live semanal. O presidente não detalhou, no entanto, se o projeto seria concentrado apenas nos preços de passagens aéreas e nem os custos do programa.
"Eu falei com o ministro, ele vai apresentar um programa. Ele vai tomar posse ainda oficialmente agora. O que eu quero é que a gente apresente um programa para facilitar a viagem dos aposentados, dos trabalhadores, das empregadas domésticas. Temos que baratear para as pessoas poderem viajar, porque é isso que dá uma dimensão de soberania e nação ao nosso povo", disse Lula.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Durante outro momento da live, Lula citou explicitamente as passagens aéreas. "Existe um turismo interno muito grande. O que nós precisamos é discutir como baratear o preço da passagem de avião para o povo viajar, porque está muito caro para viajar. Às vezes, para ir de Brasília até São Paulo é mais caro do que daqui para Miami. Não é possível. Precisamos encontrar uma saída para reduzir os preços das passagens", declarou.
Paralelamente, o governo elabora, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, o 'Voa Brasil', programa que pretende viabilizar passagens aéreas a R$ 200 por trecho e que pode oferecer até 1,5 milhão de bilhetes por mês. A iniciativa deve ser lançada em agosto, segundo o ministro Márcio França.
Só poderão ter acesso ao programa as pessoas que não tenham voado nos últimos 12 meses. O titular informou que o Executivo vai lançar um site e um aplicativo para que seja feita a consulta de quem pode comprar os bilhetes.
Na fase inicial do programa, os bilhetes estarão disponíveis a aposentados, pensionistas, estudantes que utilizam o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e servidores públicos.
Leia também
As passagens, de acordo com o ministro, serão para os meses de baixa temporada, quando há menor procura por voos. França disse também que as pessoas que se enquadrarem nas regras para adquirir as passagens terão direito a comprar bilhetes para até quatro trechos.
Ainda na live semanal, Lula contou ter pedido ao ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, para criar um canal de TV internacional para mostrar o Brasil ao mundo. Dessa forma, argumentou o presidente, é possível mostrar toda a diversidade brasileira.
"Eu brigo com o Pimenta porque acho que um país do tamanho do Brasil tem que ter uma TV internacional. Se você quiser ver uma notícia do Brasil, você vê pela TeleSUR, que é o canal da Venezuela", disse. A TV citada por Lula é uma emissora financiada por governos de esquerda da América Latina.