Ministérios anunciam ações para reduzir estiagem que castiga rios do AM e de RO e convocam reunião
Pastas de Transportes e de Portos e Aeroportos tratam situação com urgência; encontro com governos estaduais será nesta terça
Brasília|Do R7, em Brasília

Os ministérios de Portos e Aeroportos e de Transportes anunciaram neste domingo (24) ações estratégicas para reduzir a estiagem que castiga os rios do Amazonas e de Rondônia e convocaram uma reunião com os governos estaduais e bancadas federais para discutir o assunto (leia mais abaixo). O encontro ocorrerá nesta terça-feira (26).
De acordo com os ministérios, as situações estão sendo tratadas com regime de urgência. No caso de Benjamin Constant/Tabatinga, no Rio Solimões, os levantamentos e estudos iniciais foram realizados e já foi declarada a situação de emergência. Segundo ambas as pastas, os recursos já foram reservados, e os órgãos aguardam os trâmites finais para a publicação do contrato de dragagem na região, que deve ocorrer até o início de outubro.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
No caso da região da foz do Rio Madeira e região do Tabocal, a Diretoria de Infraestrutura Aquaviária iniciou os levantamentos necessários, que estão em andamento, para dar continuidade ao processo de contratação. A estimativa é de que a dragagem no local seja iniciada na primeira quinzena de outubro.
Leia também
Reunião
Na reunião desta terça, os ministérios de Portos e Aeroportos e de Transportes vão se reunir com os governadores do Amazonas, Wilson Lima (União), e de Rondônia, Marcos Rocha (União), além dos deputados e senadores dos estados.
O objetivo é discutir a seca incomum na região que pode reduzir a capacidade de transporte em até 40% em duas semanas e apresentar as ações estratégicas que já estão sendo tomadas.
















