Ministro da Defesa descarta possibilidade de helicóptero da Marinha ter sido atingido por míssil
Aeronave caiu nessa terça-feira em Formosa (GO), durante um exercício; duas pessoas morreram e seis ficaram feridas
Brasília|Do R7, em Brasília
O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, descartou a possibilidade do helicóptero da Marinha que caiu nessa terça-feira (8), em Formosa (GO), ter sido atingido por um míssil. O acidente aconteceu durante um exercício operativo realizado na região, e deixou seis militares feridos e dois mortos.
“Não houve míssil, não houve absolutamente nada. Foi o próprio helicóptero, foi uma questão ou de operação ou de deficiência técnica”, disse o ministro. Segundo Mucio, uma perícia para avaliar a causa do acidente já está sendo realizada, e deve ficar pronta em até seis meses.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Durante a coletiva, o almirante Marcos Sampaio Olsen afirmou que a Marinha não pretende cancelar o exercício de operação que era realizado no momento do acidente. Olsen informou que o treinamento é avançado e de “grande complexidade”, além de exigir coordenação de todos os meios.
O ministro da Defesa ressaltou que esse tipo de acidente nunca tinha ocorrido antes, mas que é necessário que sejam conduzidos treinamentos para que os militares estejam preparados.
Mucio destacou ainda que a área está protegida, e comentou sobre o estado da aeronave após o acidente. “Se você vê os destroços, como nós vimos, você não acredita que tenha saído gente viva dali. É uma coisa impressionante o amontoado de ferro e plástico”, disse.
Em nota, a Marinha do Brasil informou que dois militares foram encaminhados ao Hospital das Forças Armadas (HFA) e quatro ao Hospital Regional de Brasília, e que está "prestando todo apoio aos militares e familiares envolvidos."
Leia a nota da Marinha na íntegra:
"A Marinha do Brasil (MB) informa a ocorrência, na tarde desta terça-feira (08/08), de um acidente com uma aeronave UH-15 Super Cougar, pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, durante exercício operativo realizado na região de Formosa (GO).
Por meio do apoio imediato da Unidade Médica Expedicionária da Marinha no local, dois
militares foram encaminhados ao Hospital das Forças Armadas e quatro ao Hospital Regional de Brasília. Lamentavelmente, dois militares vieram a óbito no momento do acidente.
A MB informa, ainda, que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico iniciou os procedimentos para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido.
A MB está prestando todo apoio aos militares e familiares envolvidos."