Ministro do Turismo fala em novo aeroporto no interior do RS e ampliação de outros dois
Nova estrutura seria instalada em distrito localizado em Caxias do Sul, mas falta a apresentação de um projeto para o aeroporto
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O ministro do Turismo, Celso Sabino, informou nesta quarta-feira (19) que o governo federal avalia a possibilidade de construir um novo aeroporto no Rio Grande do Sul em função das chuvas que destruíram o estado. De acordo com ele, a estrutura seria instalada no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul. Além disso, Sabino falou que o Executivo pode ampliar as estruturas dos aeroportos de Canela e Caxias.
Leia mais
“Nós vamos sair dessa crise maiores e melhores. Vamos sair com três novos aeroportos funcionando, novos ou ampliados, e temos trabalhado bastante com a possibilidade de construção de aeroporto em Vila Oliva, que fica a 20km, 30km de Gramado. Estamos trabalhando, também, com a ampliação do aeroporto de Canela e de Caxias. Eu não tenho dúvida de que o Aeroporto Salgado Filho [em Porto Alegre] vai voltar a operação com força total”, disse Sabino, durante programa da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).
A reportagem apurou que o governo federal deu sinal verde para a construção do aeroporto em Vila Oliva, mas ainda falta a apresentação de um projeto, que deve ser feito por uma empresa e conter informações como terraplanagem, comprimento de pista e afins.
Principal do estado, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, deve ser reaberto em dezembro deste ano. A concessionária fez um levantamento preliminar do prejuízo na estrutura do terminal. Até o momento, seriam necessários cerca de R$ 300 milhões para retomar as operações no local.
“O Rio Grande do Sul tem sido prioridade no governo federal. O presidente Lula, pessoalmente, esteve no estado várias vezes, criou um ministério para cuidar da reconstrução do estado. Desde o início das chuvas que causaram os grandes transtornos, o governo tem sido presente no estado”, afirmou Sabino.