Ministro suíço se reúne com Alckmin para discutir relação comercial e investimentos no Brasil
Também participam do encontro em Brasília o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o chefe da Casa Civil, Rui Costa
Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília
A delegação do presidente do Conselho Federal da Suíça, ministro Guy Parmelin, participa nesta quarta-feira, (5), em Brasília, do "Fórum Brasil-Suíça sobre investimento e inovação em infraestrutura e sustentabilidade". A visita tem como foco o fortalecimento das relações comerciais e econômicas com o Brasil, a participação da Suíça em projetos de infraestrutura, o acordo de livre comércio entre a Associação Europeia de Comércio Livre e o Mercosul e cooperação nas áreas de educação, pesquisa e inovação.
O ministro se encontrará com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência, Rui Costa.
Há outras reuniões planejadas, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com organizações de financiamento à pesquisa. Nessa terça-feira (4), Parmelin se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Saiba mais: JR Entrevista: 'Nossa parceria é forte, mas podemos fazer mais', diz embaixador suíço no Brasil
Durante o evento, o conselheiro também entregará o primeiro "Prêmio de Sustentabilidade e Inovação" a uma empresa e uma startup brasileira e a uma empresa e uma startup suíça, ambas em operação no Brasil, que priorizam a sustentabilidade em seus modelos de negócio e, ao mesmo tempo, buscam inovação.
• Compartilhe esta notícia no Whatsapp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Com um volume de comércio de R$ 25 bilhões em 2022, um estoque de investimentos
diretos suíços de R$ 45 bilhões e 65 mil funcionários de empresas suíças, o Brasil é, na prática, o mais importante parceiro econômico da Suíça na América Latina. Um acordo de dupla tributação está em vigor entre os dos países desde o ano passado.
Nas áreas de pesquisa e inovação, por exemplo, o Brasil é o parceiro mais importante da Suíça na América Latina. Entre janeiro de 2016 e junho de 2023, cerca de 190 apoios financeiros foram feitos para colaborações com pesquisadores no Brasil.
No Brasil, a Suíça também tem inúmeras iniciativas e instrumentos para fortalecer a proteção ambiental e promover a sustentabilidade. Isso inclui, por exemplo, o apoio ao fundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a promoção da bioeconomia e a proteção da Amazônia.