Ministros visitam áreas atingidas pelas chuvas em Alagoas
Reprodução Waldez Góes InstagramUma comitiva de três ministros do governo federal sobrevoou, nesta terça-feira (11), parte da região de Alagoas que está em situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram o estado na última semana. O grupo é formado por Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Renan Filho (Transportes) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). O objetivo é avaliar a situação para atender à população afetada pelos desastres.
Pelo menos 22 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. As chuvas começaram na última sexta-feira (7). Até o momento, o governo reconheceu que 32 cidades estão em situação de emergência. O reconhecimento de emergência visa facilitar a liberação de verba para a compra de cestas básicas, água, colchões e outros mantimentos para as famílias atingidas.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"Vamos trabalhar sempre em duas frentes: resposta, que envolve ajuda humanitária, restabelecimento, desobstrução e limpeza de ruas, cidades e estradas; e também reconstrução, quando há perdas de patrimônio, estradas, pontes e casas. Existe um planejamento para isso", disse Góes. "Também é importante ressaltar que o presidente Lula está, a todo o momento, envolvido na agenda. Ele nos telefonou desde que chegamos aqui, nos passou recomendações e, além de expressar solidariedade, reafirmou o compromisso integral do governo federal com o povo alagoano", completou.
A visita técnica tem serve para avaliar as necessidades de cada município, ajudar os agentes locais no pedido de reconhecimento federal da situação de emergência e na elaboração dos planos de trabalho para liberação de recursos de assistência humanitária e restabelecimento dos serviços essenciais, para que as cidades retomem a normalidade.
Na última segunda-feira (10), foi realizada uma reunião do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) com gestores das cidades de Maceió, Atalaia, Joaquim Gomes, Coqueiro Seco, Passo do Camaragibe e Santa Luzia do Norte sobre os procedimentos a serem adotados para a solicitação de assistência humanitária, limpeza urbana e ações de restabelecimento.