Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ministros e autoridades celebram vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro; veja repercussão

Atriz, que desbancou estrelas como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet, interpretou Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui

Brasília|Do R7, em Brasília

Atriz interpretou Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui Reprodução/Instagram/@oficialfernandatorres - 06.01.2025

Ministros e outras autoridades usaram as redes sociais para comemorar a vitória de Fernanda Torres, que se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro. A atriz, que desbancou estrelas como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet, foi reconhecida pela interpretação de Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, comemorou a conquista e destacou o “extraordinário desempenho” de Fernanda Torres.

O ministro Gilmar Mendes celebrou a vitória de Torres e relembrou a trajetória da mãe, Fernanda Montenegro. Em 1999, ela disputou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama pelo filme Central do Brasil, mas não saiu vitoriosa.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou o talento de Fernanda e disse que ela é “orgulho para a cultura brasileira”. Em seu perfil nas redes sociais, Margareth exaltou o cinema nacional e lembrou que o filme relata um “momento perverso da história”.


O ministro Flávio Dino também se manifestou sobre a conquista de Torres. Nas redes sociais, ele afirmou que a homenagem também recai sobre Fernanda Montenegro.

O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, exaltou a temática do filme e lembrou que, durante quatro anos, fez parte da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a conquista de Fernanda Torres e se referiu à atriz como “orgulho do Brasil”.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também celebrou a conquista, destacando o significado do nome Fernanda, que, segundo ele, tem origem germânica e significa “ousada, corajosa”.


Em seu discurso no palco, Fernanda Torres agradeceu pelo reconhecimento e fez uma emocionante homenagem à mãe: “Eu não preparei nada porque já estava feliz. E este é um ano tão incrível para performances femininas, tantas atrizes aqui que eu admiro tanto… Quero dedicar à minha mãe. Ela esteve aqui há 25 anos. E isso é como uma prova de que a arte pode perdurar pela vida, mesmo em momentos difíceis como esta história incrível.”

Torres também comentou sobre o contexto do filme e a relevância da história para o cenário atual: “Há algo que está acontecendo agora no mundo com tanto medo. E este é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos difíceis como este.”

‘Ainda Estou Aqui’

Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui é um drama histórico baseado na vida de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, que foi sequestrado e desaparecido pela ditadura militar brasileira. Na trama, Fernanda Torres interpreta Eunice, uma mãe de seis filhos que, após a tragédia, se transforma em uma advogada e ativista, lutando incansavelmente pelos direitos humanos e pela memória de seu marido.

A atuação de Torres foi amplamente elogiada pela crítica, especialmente por sua capacidade de transmitir o sofrimento e a resiliência de Eunice em um momento sombrio da história do Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.