Miriam Belchior será secretária-executiva da Casa Civil de Lula
Anúncio foi feito pelo ministro Rui Costa; ex-ministra do Planejamento e ex-presidente da Caixa será a número 2 da pasta
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), informou nesta quinta-feira (22), que Miriam Belchior será secretária-executiva – a número dois da pasta. Belchior é ex-ministra de Planejamento e integrante da equipe de transição.
Durante evento realizado no início deste mês, Miriam disse que o combate à fome seria a prioridade do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, na sequência, o investimento em infraestrutura.
Segundo a número 2 da Casa Civil, a estratégia do governo no curto prazo será acelerar a retomada das obras que estão em ritmo mais lento. Já no setor privado, o foco será na aceleração das licitações e renovações antecipadas de concessões.
Leia também
Costa também anunciou que a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) será comandada pelo atual secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti - o programa, que hoje está na estrutura do Ministério da Economia, será integrado ao Ministério da Casa Civil no próximo governo.
Veja quem são
Miriam Belchior
Miriam Belchior foi ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão e presidente da Caixa Econômica Federal. Na Casa Civil, entre 2003 e 2010, foi responsável pela articulação e monitoramento intensivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV, Miriam também foi secretária de Administração e Modernização Administrativa e secretária de Inclusão Social e Habitação da prefeitura de Santo André.
Marcus Cavalcanti
Marcus Benício Foltz Cavalcanti é graduado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Servidor público efetivo do governo do estado, já ocupou diversos cargos de chefia em secretarias e autarquias do governo da Bahia. Está à frente da Secretaria de Infraestrutura desde 2014. Em 2010, assumiu a Superintendência de Transportes do estado da Bahia. Atualmente, preside o Conselho de Administração da Bahiagás.